Festas do Santo Cristo dos Milagres arrancam hoje em Ponta Delgada

    2474

    Senhor-Santo-Cristo-dos-Milagres-2013

    As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres arrancam hoje, sexta-feira, em Ponta Delgada, cabendo ao bispo do Porto presidir este ano à maior celebração religiosa dos Açores.

    As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres levam anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo à ilha de São Miguel, sendo consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima.

    Este ano, a associação que representa a hotelaria açoriana já revelou que os hotéis estão com ocupação superior a 90% durante os dias da celebração, que arranca na sexta-feira de manhã com uma missa no santuário (no Campo de São Francisco, no centro de Ponta Delgada), presidida pelo reitor, Augusto Cabral.

    Segue-se, à noite, a inauguração da iluminação da fachada do santuário e do Campo de São Francisco.

    As festas estendem-se até dia 29 de Maio, mas os pontos altos ocorrem no próximo fim-de-semana.

    Assim, no sábado, a meio da tarde, decorre a mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para o santuário, num cortejo pelo Campo de São Francisco.

    Mais tarde, já após a meia-noite, a imagem vai para a igreja de São José, também no Campo de São Francisco, onde decorre a vigília durante a noite.

    Às 10:00 de domingo, tem lugar a celebração da missa no adro do santuário, seguindo-se, à tarde, a procissão, que percorre vários quilómetros dentro da cidade de Ponta Delgada e se realiza desde o ano 1700 no quinto domingo a seguir à Páscoa.

    Além de autoridades religiosas e civis, o cortejo contará ainda com a participação de diversas entidades e de 23 filarmónicas da ilha de São Miguel.

    As festas contam, também, com concertos e arraiais, entre outras iniciativas.

    Este ano, o principal palco das festas, o Campo de São Francisco, tem uma “cara nova”, depois de uma obra de requalificação levada a cabo nos últimos meses pela câmara de Ponta Delgada.

    Várias cerimónias serão transmitidas em directo através da internet, pelo terceiro ano consecutivo, a pensar, essencialmente, nas comunidades de emigrantes dispersas pelos diversos continentes.

    É possível acompanhar essas transmissões através do site da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres (www.santo-cristo.com).

    Além do bispo do Porto, que preside às celebrações deste ano, participa nas festas do Santo Cristo dos Milagres o bispo de Hamilton, nas Bermudas, onde reside uma importante comunidade açoriana.

    A Câmara de Ponta Delgada preparou também um programa cultural para estes dias, que decorre em paralelo às celebrações religiosas, sendo que a segunda-feira do Santo Cristo é o dia do feriado municipal.

    Do programa preparado pela autarquia faz parte a Festa do Emigrante, com iniciativas que decorrem no Coliseu Micaelense, além de diversas exposições em vários locais da cidade e um concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, na segunda-feira à noite, no Campo de São Francisco.