Fernando Santos vai estar no banco no Dinamarca-Portugal

    963

    France vs Portugal

    O seleccionador português de futebol, Fernando Santos, vai poder orientar a equipa no jogo de hoje frente à Dinamarca, uma vez que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) suspendeu segunda-feira a pena que lhe tinha sido aplicada.

    A FIFA suspendeu Fernando Santos por oito jogos oficiais, após ter sido expulso no jogo entre a Grécia (que orientava na altura) e a Costa Rica, dos oitavos de final do Mundial de futebol 2014, no Brasil.

    A entidade que rege o futebol mundial considerou que o então seleccionador da Grécia tinha protagonizado uma “conduta anti-desportiva”.

    Na sequência, Fernando Santos recorreu da pena aplicada para o TAS e, como medida preliminar, pediu a suspensão da mesma enquanto a decisão final não fosse anunciada.

    O TAS aceitou segunda-feira o seu pedido de suspensão da pena.

    “Tendo levado em consideração as várias partes, o presidente da Divisão de Arbitragem e Recursos do TAS emitiu uma ordem através da qual aceita o pedido” de Fernando Santos, indicou o tribunal numa nota enviada à comunicação social.

    Assim, explicita o tribunal, Fernando Santos “está apto a exercer as suas tarefas de treinador até que esteja concluída a arbitragem do TAS”.

    “A esse respeito, as partes concordaram que esta arbitragem fosse feita de forma expedita, e o TAS espera estar em condições de emitir uma decisão final [sobre o castigo aplicado pela FIFA] até ao final de Novembro de 2014”, salientou a instância.

    Isso significa que Fernando Santos vai poder orientar a equipa a partir do banco de suplentes no jogo entre Portugal e a Dinamarca, em Copenhaga, a contar para o Grupo I da fase de qualificação do Euro2016.

    Até ao final de Novembro, Portugal ainda tem mais um jogo oficial, com a Arménia, a 14 desse mês.

    Além dos oito jogos de suspensão, a FIFA também multou Fernando Santos em 20 mil francos suíços (cerca de 16,5 mil euros).