Fátima Santos e José Luís Iglésias levaram a música portuguesa a Chicago

1109

F. Santos.Chicago

Constituíu um grande sucesso o evento “A Night of Fado and Other Portuguese Songs”, organizado pelo Departamento de Espanhol e Português da Northwestern University, IL na passada sexta-feira 7 de Fevereiro, com o apoio do Instituto Camões através do seu gabinete em New York.
Fátima Santos e José Luís Iglésias levaram até à grande Chicago os sons do fado e outras músicas tradicionais de Portugal, actuando para uma vasta audiência composta maioritariamente por estudantes e professores americanos mas que contava também com alguns portugueses, os quais fizeram questão de se identificar e apoiar os artistas durante todo o concerto, fazendo ouvir frequentemente o clássico “Ah, fadista!”.
Poemas de Pedro Támen, Manuel Alegre, António Gedeão, entre outros, música de José Afonso e Carlos Paredes, fados de Lisboa e de Coimbra foram interpretados na voz de Fátima Santos e nas guitarras portuguesa e clássica de José Luis Iglésias, após breves introduções destinadas a colocar a obra nos contextos político e social.
O evento incluiu ainda a exposição “Fado Património da Humanidade” e uma recepção onde não faltaram os típicos pastéis de nata e bolos de bacalhau.
Está de parabéns o Departamento de Espanhol e Português da Northwestern University, na pessoa da Coordenadora do Programa de Português, a Professora Raquel, pelo excelente trabalho, empenho e profissionalismo que pôs na organização desta elegante noite de Fado e Cultura Portuguesa em Chicago!