EUA | Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visita hoje comunidade lusa de Virgínia

308

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa vai estar hoje, dia 26, terça-feira, no estado norte-americano de Virgínia, onde tomará contacto com a comunidade lusa de Manassas. O chefe de estado português será alvo de uma recepção na sede do Virginia Portuguese Community Center (VPCC), a partir das seis horas da tarde.

Rebelo de Sousa é recebido no local pelo presidente da colectividade, Carlos Martins, e restante direcção, pelo empresário José Morais e por outras figuras da vida portuguesa e autoridades norte-americanas locais.

O VPCC surgiu em 1987, na localidade de Dumfries, por iniciativa de um grupo de emigrantes oriundo na sua maioria da região nova-iorquina de Long Island, que ali se estabelecera; em 1994, era inaugurada a actual e espaçosa sede do 9509 Lee Avenue West, em Manassas, que hoje congrega cerca de 500 associados.

Entre as infra-estruturas do VPCC, consta uma escola de ensino da língua portuguesa, actualmente com cerca de 30 alunos.

A comunidade portuguesa de Manassas inclui uma mão-cheia de dinâmicos empresários ligados sobretudo ao ramo da construção civil, com actuação na zona metropolitana de Washington, DC (Virgínia, Maryland e Washington).

Manassas está localizada na região norte do estado de Virgínia, sendo conhecida por uma das suas atracções turísticas – o Manassas National Battlefield Park, onde tiveram lugar duas batalhas ligadas à Guerra Civil norte-americana.

Com 41 483 habitantes, de acordo com último censo populacional de 2916, Manassas pertence ao condado de Prince William, da qual é sede administrativa.