EUA | Portugal vai ser tema de popular programa de culinária na PBS

435

O supermercado Portugália Supermarket, na cidade norte-americana de Fall River, estado de Massachusetts, vai ser tema de um dos programas da segunda temporada da série ‘Passport Required’, que é transmitida às terças-feiras em rede nacional na emissora televisiva PBS. As filmagens levaram 2ª feira, 18, o conhecido chefe de cozinha Marcus Samuelsson, que apresenta o ‘Passport Required’, e sua equipa, à ‘Cidade dos Teares’ e ao conhecido estabelecimento da família Benevides.

A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO pelo vice-presidente e co-proprietário do supermercado, Michael Benevides.

O programa propõe uma incursão a diversas cidades norte-americanas onde estão concentradas comunidades imigrantes, dando a conhecer a sua influência e contribuição no campo da gastronomia.

A primeira temporada de ‘Passport Required’ foi para o ar em 2018, de 10 de Julho a 7 de Agosto, com programas focados nas regiões metropolitanas de Detroit, Nova Orleães, Chicago, Nova Iorque (Queens), Miami e Washington, DC.

❝É BOM CONSTATAR QUE A COMUNIDADE PORTUGUESA COMEÇA A SER RECONHECIDA A ESTE NÍVEL❞

⥤Michael Benevides, empresário e co-proprietário

“Vai ser uma oportunidade fantástica para chegarmos a uma audiência vasta e atenta à gastronomia, mostrando dessa forma o potencial que existe em Fall River”, afirma o empresário português Michael Benevides. “É bom constatar que a comunidade portuguesa começa a ser reconhecida. Estou em crer que o programa, nesse aspecto, vai ter um impacto positivo.”

O chefe Samuelsson fez uma visita demorada às instalações do Portugália Supermarket, acompanhado pelos proprietários, o empresário açoriano Fernando Benevides e o filho, Michael Benevides. “Quis provar um prato de bacalhau e de polvo que tínhamos na secção de take-away e também fez perguntas sobre os enchidos”, conta Michael Benevides. “Mostrou-se ainda interessado na nossa trajectória de vida e no historial do supermercado.”

De acordo com Benevides, o chefe Marcus Samuelsson, que está à frente do restaurante ‘Red Rooster’, em Manhattan, demonstrou ter conhecimento da culinária portuguesa, “obtido sobretudo através da amizade que mantém com o chefe português Nuno Mendes, que tem um restaurante em Londres.”

O episódio com o segmento sobre o Portugália Supermarket vai para o ar no Outono deste ano, enquadrado na segunda temporada de ‘Passport Required’.

A série é produzida pela Vox Entertainment, em parceria com o portal Eater e a rede PBS, que é vista em mais de 350 canais afiliados em toda a América, conhecida sobretudo pela qualidade técnica e de conteúdos dos seus programas.

Michael Benevides nasceu na ilha açoriana de São Miguel e tinha cerca de 2 anos quando os pais emigraram para os Estados Unidos, fixando-se em Fall River, MA. Formou-se em gestão de empresas pela Johnson & Wales University, em Providence, e contribuiu para que o pequeno mas bem sucedido negócio de família se transformasse naquele que é seguramente um dos melhores supermercados portugueses fora de Portugal, ponto de paragem obrigatório no roteiro gastronómico da Nova Inglaterra.