EUA | Portugal promove almoço no âmbito do Festival da NATO em Norfolk, VA

    1120

     

    10273230_10152403441141280_7065298585057480741_o

    No âmbito da 62ª edição anual do Festival da NATO em Norfolk, Virgínia, Portugal leva a efeito dia 11 de Fevereiro um almoço de angariação de fundos destinados à comunidade militar residente na área de Hampton Roads. A iniciativa decorre sob os auspícios do chamado comando NATO, o Allied-Command for Transformation (HQ-SACT), de que fazem parte os 28 países da aliança e ainda outros 8 observadores da OTAN (a Organização do Tratado do Atlântico Norte).

    A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO pelo capitão-de-mar-e-guerra Luís Pedro Correia Policarpo, o representante nacional de ligação ao comando NATO nos EUA.

    A sessão será conduzida pelas esposas dos militares portugueses e por algumas senhoras portuguesas residentes na zona. Estarão presentes todas as esposas dos oficiais-generais do HQ-SACT.

    “A comunidade militar NATO conta com cerca de 600 pessoas, o que inclui as respectivas famílias”, acrescenta Luís Pedro Correia Policarpo. “Neste almoço, será efectuada uma apresentação sobre Portugal, a sua cultura e a divulgação de produtos nacionais. Será também efectuado um desfile onde serão mostrados alguns trajes tradicionais portugueses.”

    Associam-se ao evento, que deverá reunir cerca de 160 pessoas, marcas e instituições como Delta Cafés, José Maria da Fonseca, Câmara Municipal de Campo Maior, Turismo de Portugal, Corticeira Amorim, Fundação Calouste Gulbenkian, Estado Maior-General das Forças Armadas e Turismo de Leiria.

    Portugal também marcará presença, uma vez mais, no Festival da NATO de Norfolk, que inclui a 62ª Parada Anual das Bandeiras, a 25 de Abril, sábado, na baixa da cidade.

    A NATO (cuja sigla em português é OTAN), por vezes chamada Aliança Atlântica, é um organismo militar intergovernamental, criado a 4 de Abril de 1949. A organização constitui um sistema de defesa colectiva através do qual os seus estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização. A sede da OTAN localiza-se em Bruxelas, na Bélgica, um dos 28 países membros em toda a América do Norte e Europa, sendo que os mais novos (Albânia e Croácia) associaram-se em Abril de 2009.

    Para mais informações sobre o festival, vá a norfolknatofestival.org .