EUA | Luso-americano David Valadão anuncia candidatura ao Congresso

205

• Redacção jornal LUSO-AMERICANO

O luso-americano David Gonçalves Valadão, 42, anunciou hoje que se vai recandidatar ao cargo de congressista pelo Distrito Eleitoral 21 da Califórnia. O republicano moderado, que perdeu as eleições em 2018 durante a chamada ‘Onda Azul’ que devolveu a maioria da Casa dos Representantes em Washington, DC ao partido democrata, foi congressista de 2013 a 2018.

Valadão tornou pública a decisão na sua página do Facebook.

Nas eleições de Novembro de 2020, o luso-descendente irá ter pela frente o congressista TJ Cox, para quem perdeu as eleições há sensivelmente dois anos por apenas 862 votos.

David Valadão foi um dos 7 congressistas republicanos que perderam assento no Congresso nas eleições intercalares de 2018.

“A região do Vale Central precisa de uma voz forte em quem possa confiar como representante no Congresso”, escreve Valadão. “Alguém que ausculta e compreende que os moradores do Vale Central desejam apenas uma oportunidade para prosperarem e construírem uma vida melhor para as suas famílias”.

David Gonçalves Valadão nasceu em Hanford, Califórnia, filhos dos imigrantes Maria Gonçalves e Eduardo Valadão, ambos naturais da Ilha Terceira (Açores). A mãe nasceu na freguesia de Ribeirinha, no concelho de Praia da Vitória, e o pai em Fontinhas. Os Valadão emigraram em 1969 para Los Angeles, na Califórnia, e mais tarde fixaram-se na zona do Vale Central, onde se dedicaram à actividade agro-pecuária.

Valadão, que fala português, poderá assim juntar-se novamente ao grupo ainda pequeno de congressistas de origem lusa em Washington, DC – e que inclui Jim Costa (CA-D), Devin Nunes (R-CA) e Lori Loureiro Trahan (D-MA).