ESTADOS UNIDOS | Sapatarias de luxo de emigrante nortenho em destaque na imprensa nova-iorquina

    1508

    leatherspa

    A rede de lojas do português Carlos Mesquita, natural de Vila Nova de Famalicão, volta a estar em destaque na imprensa norte-americana. A revista ‘Time Out’ – que se publica em Manhattan – inclui a ‘Leather Spa’ nas ‘Top Six Shoe repair shops in NYC’.

    De acordo com aquela publicação, as lojas do emigrante nortenho sano ideais para quem necessita de arranjos em sapatos, cintos ou carteiras de marcas de luxo. “É ele quem Christian Louboutin e Manolo Blahnik [dois dos desenhadores de sapatos mais célebres do mundo] aconselham aos seus clientes”, refere a ‘Time Out’.

    Foi a arranjar os sapatos de marca de figuras públicas como Jane Fonda, John Travolta e Barbara Walters que o português Carlos Mesquita, 62 anos, se tornou numa figura emblemática da ‘Big Apple’, com direito a capa no semanário ‘The New York Observer’ e menções frequentes na ‘Vogue’. Mas o empresário português, proprietário da cadeia de lojas ‘Leather Spa’, em Manhattan, possui também – e desde há 14 anos – um conhecido ponto da noite nova-iorquina, o bar/longue ‘Faces & Names’, na 54ª Rua, junto à Sétima Avenida.

    Carlos Mesquita nasceu em Vila Nova de Famalicão, “entre o Porto e Guimarães” – como faz questão de notar. Depois de 17 anos de vivência em França, a emigração trouxe-o em 1983 para os Estados Unidos. A Portugal regressa “de três em três anos, para uma reunião de família, onde os irmãos espalhados pelo mundo encontram-se todos”.

    A fazer dupla na gestão das sapatarias (incluindo as lojas na Grand Central Station e no The Plaza Hotel) e da fábrica no bairro de Queens, o empresário conta com a colaboração do filho – David Mesquita, que nasceu em França.