ESTADOS UNIDOS | Músico português dá concerto dia 8 de Abril em Nova Iorque

887

Flautist Ant—nio Carrilho by Taco van der Werf

O músico português António Carrilho está no cartaz de um concerto de música clássica a decorrer dia 8 de Abril, terça-feira, a partir das 8:00 da noite, no Santuário da Saint Peter’s Church – em Nova Iorque. A moderna estrutura religiosa está localizada em pleno coração de manhattan, no bairro de ‘Midtown’ – no número 619 da Lexington Avenue. O evento musical é uma parceria entre aquela entidade católica e a instituição Midtown Arts Common, que promove iniciativas na área da cultura.

O concerto faz parte de uma digressão pelos EUA que está a realizar, com obras de Poulenc, Schubert e Bartok, assim como uma série de concertos dedicada aos compositores C.P.E. Bach e J.P. Rameau, por ocasião das comemorações do nascimento e morte dos compositores, na Noruega.

Para além de Carrilho, fazem parte do espectáculo Raj Bhimani e Katharine Rawdon – da Orquestra Sinfónica Portuguesa de Lisboa. “Poderão ser ouvidas obras de Jacob van Eyck até Isang Yun, incluindo a Sonata ‘Arpeggione’ de Schubert e a Sonata para flauta de Poulenc”, adianta António Carrilho, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO.

A entrada para este recital tem um preço sugerido de $15.

António Carrilho desenvolve uma intensa carreira enquanto solista num reportório que vai da Idade Média até aos nossos dias. O seu gosto pelo ecletismo leva-o a conceber projectos pluri-disciplinares, envolvendo músicos, actores, bailarinos e apresentações multimédia. Foi solista com as orquestras Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Orchestrutopica, Den Norsk Katedralenensemblet (Noruega), Sinfonietta de Lisboa, Divino Sospiro, Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra de Cascais e Oeiras, Concerto Balabile (Holanda) e premiado em concursos internacionais na Inglaterra e Israel. Tocou em importantes festivais na Europa, América e Ásia.

Trabalha regularmente com os mais variados agrupamentos de música antiga, contemporânea e ‘World Music’ em Portugal, Espanha, Holanda e Bélgica. É membro fundador do Mudançænsemble, “um agrupamento que propõe o confronto inédito entre repertórios aparentemente incompatíveis através de um olhar contemporâneo” – explica.

António Carrilho é licenciado em flauta de bisel (vertente pedagógica) pelo Conservatório Superior de Música de Zwolle (1995), tendo também obtido, em 1998, um Masters na área de concertista pelo conservatório Real de Haia, na Holanda. Conclui Doutoramento em Música e Musicologia, com especialidade em Interpretação, na Universidade de Évora.

Para mais informações sobre o concerto em Nova Iorque, siga o link: http: //www.saintpeters.org/events/detail/1216/details/ .