ESTADOS UNIDOS | Mister Sport Club Português tem 25 anos e é engenheiro aeroespacial

    1260

     

    DSC06783Gabriel Ramos nunca tinha concorrido a nenhum título de beleza quando decidiu aceitar o desafio de amigos para entrar na edição de 2014 do Mister Sport Club Português, a mais emblemática das associações lusas da região metropolitana de New Jersey/Nova Iorque. Mas, no passado dia 17 de Maio, o jovem de 25 anos levou para casa não apenas o troféu de Mister SCP – como arrebatou os títulos de Mister Fotogenia e Mister Popularidade.

    “Para mim foi também uma forma de não me dispersar das raízes portuguesas, para além de me ter divertido bastante a fazer novas amizades”, contou Gabriel Ramos ao jornal LUSO-AMERICANO.
    Um dos prémios, um bilhete para o Portugal X Irlanda no 10 de Junho, em New Jersey, fez com que estivesse no estádio do MetLife com dois outros candidatos. “Ficámos todos amigos e agora tentamos estar sempre em contacto”, diz o Mister SCP, que também desfilou na parada alusiva ao dia de Portugal no Ironbound.
    Apesar de ter subido ao palco do clube da Congress Street, em Newark, sem certezas de nada, “ter ganho foi realmente a cereja no topo do bolo” – reconhece.
    Gabriel Ricardo Santos Ramos nasceu a 13 de Dezembro de 1988 em Allentown, no esado norte-americano da Pensilvânia. Os pais – Maria de Fátima Ramos e Humberto Loureiro Ramos – emigraram na década de 70, oriundos respectivamente da Murtosa e de Oliveira de Azeméis. “Tive uma infância e adolescência muito portuguesas”, afirma. “Aliás, português foi a primeira língua que aprendi. Os meus pais frequentavam tanto o clube português de Bethlehem, na Pensilvânia, como o Sport Club de Newark e nós íamos todos os anos a Portuga.”
    Gabriel, que tem um irmão mais velho, fez os estudos secundários no Freedom High School e obteve um bacharelato em engenharia aeroespacial na Penn State University. Apesar de estar empregado na área de informática, o jovem pretende voltar ao ensino superior para uma especialização na área de mecânica em órbita – “ou seja, a movimentação de satélites no espaço.”
    O Mister SCP de 2014 é benquista e escolhe Cristiano Ronaldo como o seu jogador de preferência na Selecção. Para Gabriel Ramos, manter o físico em forma e alimentar-se saudavelmente “é quase uma obsessão”; a fotografia como hóbi também lhe ocupa os tempos livres, tal como a informática. Conta o jovem luso-americano: “Eu sei montar computadores e em minha casa temos um servidor comum e todos partilhamos informação.”
    Para além da sua página no Facebook, Ramos também mantém uma conta no espaço Instagram.
    Sobre o concurso, acrescenta ainda: “Não foi fácil para nenhum de nós, candidatos, subir ao palco do Sport Club Português para sermos julgados. O nervosismo dominou, porque, afinal, ninguém gosta de ser rejeitado.”