ESTADOS UNIDOS | Luso-americano Jack Martins anuncia recandidatura a senador estadual em Nova Iorque nas eleições de Novembro

    1261

     

    IMG_2267O luso-americano Jack Martins anunciou ontem na sua página oficial do Facebook a intenção em recandidatar-se pela segunda vez ao cargo que ocupa no Senado do Estado de Nova Iorque – em Albany – nas eleições intercalares de Novembro. O legislador representa o Distrito Eleitoral 7, que engloba o condado de Nassau e uma pequena região de Queens.

    Trata-se da primeira declaração explícita vinda do senador estadual em relação ao seu futuro político imediato.

    Martins, no mesmo post, contradiz “especulações” com origem “na imprensa de Nova Iorque e Washington, DC” – veiculadas “nas últimas semanas” – de que seria candidato ao cargo de congressista que Carolyn McCartht (D-NY) vai deixar vago este ano.

    “Embora me sinta muito honrado pelo apoio e encorajamento que recebi para o fazer, vou continuar o meu trabalho no senado do Estado de Nova Iorque”, escreve o legislador.

    Há 6 anos, Jack Martins concorreu contra McCarthy para o cargo de congressista em Washington, DC, tendo, contudo, perdido as eleições.

    O luso-americano diz acreditar poder ser mais útil a Long Island a legislar em Albany, onde grande parte das decisões que afectam o quotidiano dos moradores do seu distrito eleitoral são tomadas.

    Há 4 anos, foi a sua renhida vitória que concedeu a maioria no senado de Nova Iorque ao partido republicano, condição que viria a fazer dele uma peça importante no xadrez político do ‘Estado Império’.

    O senador tem trabalhado numa base de cooperação com os seus colegas do partido democrata, fazendo dele um elemento moderado da ala republicana.

    Jack Martins começou carreira como vereador em Mineola e ocupava o cargo de ‘mayor’ da sede administrativa do condado de Nassau quando foi eleito senador estadual, derrotando um ocupante do cargo.

    Formado em Direito, nasceu em Jamaica, NY, filho dos emigrantes minhotos António e Glória Martins, tendo um irmão gémeo. Está casado com Paula Martins e é pai de 4 filhas.

    Embora ainda nenhum candidato da força política oposta tenha anunciado oficialmente a sua candidatura, consta nos corredores do poder que um milionário com fortuna feita na Wall Street – Adam Haber – se esteja a preparar para concorrer frente ao senador de origem portuguesa, tendo já mesmo criado um comité para o efeito – “Haber for New York” (de acordo com o diário ‘Newsday’).