ESTADOS UNIDOS | Luso-americana com raízes nos Açores faz história na TV

1090

The Meredith Vieira Show - Season 1

A jornalista de origem portuguesa Meredith Vieira fez ontem, sexta-feira, história, ao apresentar em directo de Sochi, na Federação Russa, os Jogos Olímpicos de Inverno. A decisão de colocar Vieira em frente ao microfone foi tomada pela cúpula da emissora NBC, após Bob Costas ter sido afastado da cobertura olímpica por razões de saúde (uma infecção na vista).

A luso-descendente, que nasceu em Providence, Rhode Island, neta de emigrantes da ilha açoriana do Faial, entra assim para os anais da história televisiva como a primeira mulher a cobrir os Jogos Olímpicos em ‘prime time’ (hora nobre).

A apresentadora, que é recipiente de um prémio de Liderança do PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States), reagiu à escolha dizendo sentir-se “honrada”.

A notícia teve eco em toda a imprensa dos Estados Unidos, da revista ‘The Hollywood Reporter’ ao diário ‘USA Today’.

Há alguns anos, Meredith Vieira era detentora de um dos mais caros contratos da TV Americana, quando a cadeia NBC lhe pagava 10 milhões de dólaresw por ano para co-apresentar o espaço matinal ‘Today’, em Nova Iorque. A jornalista, contudo, renunciaria ao posto para estar mais tempo com o marido, o produtor Richard Cohen, cuja saúde exige cuidados, e de quem tem 3 filhos.

Vieira substitui assim o veterano Bob Costas, que é desde 1988 o rosto dos olímpicos em casa dos americanos.

Vieira já anteriormente fizera história ao tornar-se, na década de 80, a primeira mulher a integrar como reporter a equipa do conceituado magazine de TV ’60 Minutes’.

A jornalista de 60 anos é filha de Mary Louise Rosa Silveira Vieira e de Edwin Vieira; os seus 4 avós emigraram dos Açores para a Nova Inglaterra, sendo assim 100% de origem lusa.