ESTADOS UNIDOS | Curta-metragem de realizador português seleccionada para festival nova-iorquino de cinema

    1077

     

    1972277_10203970591925241_974659727_nA curta-metragem ‘The Buffalo Kid’, de 2013, com assinatura do realizador português Pedro Marnoto Pereira, é projectada hoje em Nova Iorque no âmbito do First Run Festival – que arrancou ontem e vai até dia 6 de Abril. O certame, promovido pela escola de cinema da New York University (o Kanbar Institute of Film & Television), decorre no Cantor Film Center (36 E. 8th Street).

    A curta-metragem de Marnoto Pereira, de 24 anos de idade e natural de Coimbra, que pode ser vista esta 6ª feira às 5:30 da tarde, já convenceu o júri do festival, ao conquistar um prémio para a Banda Sonora e Cinematografia – avançou o realizador em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

    ‘The Buffalo Kid’ narra a trajectória de um jovem trompetista que toca numa esquina de Nova Iorque “perseguido pelo fantasma de um amor que partiu há pouco”, diz a sinopse da produção.

    Pedro Marnoto Pereira optou pela carreira cinematográfica influenciado pelo mestre italiano Federico Fellini e começou a fazer filmes com amigos. “Em 2007/08 concorri à Tisch School of the Arts (NYU), entre outras candidaturas em Arquitectura/Design/Belas Artes em Portugal. Fui aceite no curso de cinema da NYU e aos 18 anos vim para Nova Iorque para estudar cinema”, conta. “Nos 4 anos de universidade fiz e ajudei a fazer várias curtas, trabalhei em animação e, juntamente com dois colegas (que produziram o ‘Buffalo Kid’) começámos uma colectiva criativa chamada ‘Parkbench Pictures’.”

    Marnoto Pereira passa ainda pelo teatro, encenando ‘The Shape of Things’, de Neil LaBute, para o ‘Primary Colors’ Theatre, em 2012, fazendo ainda parte da equipa de direcção artística de ‘The Window’, peça de Marta Mondelli, que esteve em cena no ‘Cherry Lane’ Theatre em Janeiro deste ano.

    O realizador luso trabalha como editor na ‘Docubox’, da SPI TV, e está embrenhado num projecto musical de sua autoria e nas filmagens da nova curta-metragem ‘Ernesto’, “que estará pronta em Janeiro” – revela.