ESTADOS UNIDOS | Beira Interior promove vinho da região em Nova Iorque

1099

DSC03304

A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior trouxe um grupo de 5 produtores (incluindo os 3 maiores privados) e duas adegas cooperarivas aos Estados Unidos da América – tendo em vista a promoção dos seus vinhos no eixo Nova Iorque – New Jersey.

Na quarta-feira, em parceria com a Wines of Portugal, decorreu uma prova no Hotel Hilton aberto ao sector, com a Beira Litoral interessada em chegar cada vez mais ao consumidor norte-americano.

“Uma das nossas principais actividades é a certificação dos vinhos”, sublinha João Carvalho, presidente da já referida comissão, “e o desenvolvimento de acções de divulgação como esta.”

Em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, João Carvalho – que também é proprietário da Quinta dos Termos, afirma: “Isto é trazer Portugal a Nova Iorque com o conceito dos vinhos da Beira Interior como bandeira.”

A Beira Interior é a 3ª maior região portuguesa em área, “com 16 mil hectares de vinha a produzir 35 milhões de litros – dos quais 15% é que são certificados como vinhos de denominação de origem controlada.”

Sublinha ainda João Carvalho: “Temos estado a crescer, visto que há 3 anos apenas 10% estavam certificados. O nosso objectivo é chegar aos 90%.”

O presidente da CVRBI e proprietário da Quinta dos Termos, em Belmonte, calcula que, daquela zona geográfica, são exportadas 50 mil garrafas por ano para os EUA.

Antes da prova no Hilton, decorreu um almoço onde cada prato era acompanhado por um vinho regional – entre eles algumas marcas muito premiadas.

A caravana beirã segue 5ª feira para Newark, NJ, onde fará acção semelhante junto do mercado étnico.