ESTADOS UNIDOS | 3ª Conferência de Liderança em Long Island, NY debruçou-se sobre o Dia de Portugal

1302

1

Decorreu domingo, 23 de Fevereiro, no salão nobre do Portuguese-American Center of Suffolk de Farmingville, NY, a 3ª edição anual da Conferência de Liderança de Long Island. A iniciativa contou com a presença do senador estadual Jack Martins, do vice-‘mayor’ Paulo Pereira e dos mais altos membros directivos das seguintes entidades: o já citado centro anfitrião, Mineola Portuguese Center, Portuguese Heritage Society (‘Lusitano’), Alheirense Cultural Center, Long Island Portuguese-American Club, Long Island Portuguese Lions Club, Academia do Bacalhau de Long Island, Daughters of Portugal, American Foundation for Charities of Portugal, Sucursal 51 ‘Jardim de Portugal’ da União Portuguesa Continental, Mineola Portuguese Soccer Club, Escola ‘Julio Dinis’, Escola ‘Antero de Figueiredo’ e os ranchos folclóricos ‘Aldeias de Portugal’ e ‘Sonhos e Juventude de Portugal’.

Também esteve presente uma representação do Investor’s Bank, liderada por Ana Oliveira, ‘senior vice president’ e ‘regional manager’ daquela unidade bancária em Nova Iorque.

Gabriel Marques abriu a sessão avançando com o tema da parada alusiva ao Dia de Portugal, a realizar-se a 8 de Junho em Mineola.

Ficou estabelecida a necessidade de criação de uma comissão organizadora para o cortejo, encabeçada pelo grupo benemérito e recreativo ‘Daughters of Portugal’ e a incluir elementos de todas as associações.

Também expressaram opiniões o presidente do MPC, Frank Teixeira, Ma-nuel Rodrigues, do ‘Lusitano’ e Rosa Leal, do grupo ‘Daughters of Portugal’ – entre outros elementos.

Fernando Trindade, presidente da colectividade anfitriã, deu as voas-vindas aos presentes, agradecendo o empenho geral.

Na conferência soube-se que o Mineola Portuguese Center fará o seu carnaval a 6, 7 e 8 de Junho, no Wilson Park, onde acaba o cortejo.

Do encontro saíram ainda as seguintes directrizes com vista à parada, que se realiza a 8 de Junho:

• Criação de um comité organizador com elementos por indicar.

• Decidida por unanimidade a escolha de alunos das ‘escolas da saudade’ em Nova Iorque para ‘Grand Marshall’ da parada – devendo ainda ser convidados grupos de outras proveniências étnicas.

• As figuras de Homem do Ano, Mulher do Ano, Jovem Luso-Americano e Luso-Americana do Ano, Prémio de Carreira, Empresa do Ano e Figura de Honra em Long Island vão ser seleccionadas em Nassau e Suffolk. Embora Farmingville tenha solicitado mais tempo para se debruçar sobre o assunto, o condado de Nassau no-meou e votou por Gabriel Marques (‘Man of the Year’), Cândida Maia (‘Woman of the Year’), Craig Pinto (‘Youngman of the Year’), Cecília Delgado (‘Youngwoman of the Year’), Manuel Silva (‘Lifetime Achievement Award’), In-vestor’s Bank (‘Business of the Year’) e George Ma-ragos (‘Honorary Long Island Portuguese Award’).

• À parada, que arranca na Jericho Turnpike em frente ao Mineola Portu-guese Center, terminando no Wilson Park, seguir-se o terceiro e último dia do ‘Carnaval’ do Centro.

Ficou claramente patente a expressão de força e coesão entre as várias associações lusas da região nova-iorquina de Long Island, que começam enfim a colher os frutos de uma maturidade que faz dela parte importante do mosaico multi-étnico e cultural da zona.

Durante o encontro de trabalho, foi ainda reconduzido ao cargo de coordenador-geral dos festejos do 10 de Junho em Long Island o jovem luso-americano Gabriel Marques, a quem se juntaram as co-coordenadoras Benvinda Santos e Jaimie Silva.

As entidades interessadas em juntarem-se à parada de 8 de Junho, deverão entrar em contacto com o email LIPortuguese@gmail.com .