ESTADOS UNIDOS | 25 comemorações do Dia de Portugal, de New Jersey à Califórnia

    1500

    [ NOVA IORQUE ]

    FARMINGVILLE (23 DE MAIO, SÁBADO)

    DIA DE PORTUGALlusoamericano

    Jantar de gala no salão nobre do Portuguese-American Center of Suffolk, em Farmingville – a partir das 7:00 da noite. Será oradora principal a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Manuela Bairos; actuação do Rancho Folclórico ‘Aldeias de Poertugal’.

    MINEOLA (31 DE MAIO, DOMINGO)

    Parada com início às 11:00 horas; saída junto à sede do Mineola Portuguese Center (306 Jericho Turnpike) até ao Wilson Park, onde haverá comes-e-bebes a cargo do restaurante Churrasqueira Bairrada. Espectáculo ao vivo da cantora Nucha, vinda de Portugal, e actuação de ranchos folclóricos. Organização a cargo da New York Portuguese Leadership Conference.

    NEW YORK, NY (10 DE JUNHO, 4ª FEIRA)

    Recepção a cargo do Consulado Geral de Portugal, AICEP e Portugal-US Chamber of Commerce, no 21.º andar da Chelsea Arts Tower – em Manhattan. O ‘Blue Day of Portugal’ acontece sob o signo dos Oceanos.

    YONKERS (6 DE JUNHO, SÁBADO)

    Cerimónia do içar da bandeira de Portugal na Câmara Municipal (40 South Broadway), a partir das 5:00 da tarde. Confirmadas as presenças do ‘mayor’ Mike Spano, da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque Manuela Bairos, dos senadores estaduais Jack Martins e Andrea Stewart-Cousins e de várias outras entidades norte-americanas e portuguesas.

    YONKERS (7 DE JUNHO, DOMINGO)

    Festejos a cargo da Associação Cívica Portuguesa do Estado de Nova Iorque, pelo 39.º ano consecutivo; no Cook Field Park, em Westchester. Provas de atletismo com alunos das escolas portuguesas, missa campal, apresentação da comissão executiva e presidentes dos clubes, folclore e música ao vivo.

    [ NEW JERSEY ]

    ELIZABETH (7 DE JUNHO, DOMINGO)

    Grande parada alusiva à data, com a presença de convidados de Portugal e da Grand Marshal Maria João Ávila, deputada da Emigração à Assembleia da República. A celebração anual nesta cidade, que vai na sua 37ª edição anual, é das mais antigas na Costa Leste.

    NEWARK (13 E 14 DE JUNHO, SÁBADO E DOMINGO)

    Organização a cargo da União dos Clubes Luso-Americanos de New Jersey (UCLANJ); atracções como Canto Alentejano, Bruna e a Banda Red; parada de domingo no Ironbound com o ministro da Defesa de Portugal, Aguiar Branco, entre os convidados de honra.

    NEWARK (28 DE MAIO, 5ª FEIRA)

    Grande Gala do Dia de Portugal, no Hotel Marriott, para entrega da faixa de Grand Marshal a Mário Santos. Organização a cargo da União dos Clubes Luso-Americanos de New Jersey (UCLANJ).

    LONG BRANCH (8 DE JUNHO, 2ª FEIRA)

    O Clube Português de Long Branch, no condado de Monmouth, acolherá um grupo de cantares do Alentejo, vindo de Portugal, a partir das 7:00 da noite, para uma actuação na sede do 191 Broadway; entrada grátis, com comeretes-e-beberetes.

    [ CONNECTICUT ]

    HARTFORD (6 E 7 DE JUNHO, SÁBADO E DOMINGO)

    Dia 6, nos terrenos anexos ao Clube Português, arraial com Jorge Pereira e o seu conjunto ‘Sugartown’. No domingo, parada pelas ruas da cidade, estando o seu início marcado para as 11:30 AM, com saída da igreja. A festa continuará depois nos terrenos anexos ao clube, com baile, música de Luís Portela, actuação dos ranchos folclóricos do clube e da igreja e espectáculo com o conjunto ‘Rhapsodia’. Organização a cargo do Clube Português de Hartford, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Casa do Divino Espírito Santo, Portuguese Foundation e Casa Do Benfica de Hartford.

    HARTFORD (9 DE JUNHO, 3ª FEIRA)

    Cerimónia no Capitólio a cargo da Deputada Estadual Rosa Rebimbas e de Fernando G. Rosa, presidente do PALCUS, em colaboração com a Comissão do Dia de Portugal; entre as 5:30 da tarde e as 8:00 da noite. Homenagens a Hélder Mira, Miguel Campinho e Ray e Joe Boa. Actuação do rancho do Clube Português de Hartford.

    DANBURY (7 DE JUNHO, DOMINGO)

    Parada com saída da Igreja do Imaculado Coração de Maria até à Portuguese Square; o dia termina com um animado arraial nas instalações do Centro Cultural Português da cidade, na Sand Pit Road. Para mais informações, é favor contactar (203) 748-6425.

    [ PENSILVÂNIA ]

    FILADÉLFIA (21 DE JUNHO, DOMINGO)

    No espaço do Penn’s Landing – à semelhança do que tem sucedido nos últimos anos. Esperam-se atracções musicais e outras, incluindo a cerimónia do içar da bandeira com autoridades portuguesas e americanas.

    BETHLEHEM (12 E 13 DE JUNHO, 6ª FEIRA E SÁBADO)

    Na sexta-feira, comes-e-bebes entre as 6:00 da tarde e as 10:00 da noite na escola da Santa Infância (entre a 4ª Rua e a Webster). No sábado, cerimónia do içar da bandeira no edifício da Câmara Municipal às 10:00 da manhã, seguida de parada até à escola da Santa Infância. Os festejos prosseguem aí com música, gastronomia e folclore até às 10:00 da noite.

    [ MASSACHUSETTS ]

    BOSTON (7 DE JUNHO, DOMINGO)

    Cerimónia do içar da bandeira no edifício da Câmara Municipal de Boston (1 City Hall), a partir do meio-dia, com a participação de entidades portuguesas e norte-americanas. Previstas actuações do Rancho Folclórico ‘Corações Lusíadas’ e da Filarmónica Santo António, de Cambridge. Para mais informações: http://www.bostonportuguesefestival.org .

    FALL RIVER (19, 20 E 21 DE JUNHO, 6ª FEIRA, SÁBADO E DOMINGO)

    Os três dias de eventos incluem uma cerimónia do içar da bandeira de Portugal no monumento Portas da Cidade, na 6ª feira, com a fadista Tânia Silva a entoar os hinos. No sábado actuarão os ‘Portuguese Kids’, a Banda Filarmónica Santa Cecília, Nelson Rego e Jorge Ferreira – a partir das 6:30 da tarde.

    [ RHODE ISLAND ]

    PROVIDENCE (5 DE JUNHO, 6ª FEIRA)

    Recepção oficial no edifício da Assembleia Legislativa de Rhode Island, com entidades portuguesas e norte-americanas – a partir das 6:00 da tarde. Para mais informações: http://www.dayofportugal.org .

    PAWTUCKET (4 DE JUNHO, 5ª FEIRA)

    Cerimónia do içar da bandeira no edifício da Câmara Municipal (137 Roosevelt Avenue), com início às 11:30 da manhã. Para mais informações: http://www.dayofportugal.org .

    [ FLÓRIDA ]

    FORT LAUDERDALE (6 DE JUNHO, SÁBADO)

    Jantar comemorativo no Florida Portuguese-American Club (FPAC), com início às 7:00 horas da noite. Antes da refeição, serão entoados os hinos de Portugal e dos EUA; o Rancho Folclórico ‘Regiões de Portugal’ irá actuar. Baile a cargo do duo ‘Eddie & António’. Para mais informações, é favor contactar o presidente da direcção, José Carvalheiro, pelo número de telefone (954) 520-3459.

    ST. PETERSBUERG (7 DE JUNHO, DOMINGO)

    Nas instalações da Portuguese-American Suncoast Association.

    Far-se-á o hastear das bandeiras e serão entoados os hinos nacionais, à 1:00 hora da tarde – seguindo-se o almoço, baile e exibição do Grupo Folclórico da colectividade.

    PALM COAST (5, 6 E 7 DE JUNHO, 6ª FEIRA, SÁBADO E DOMINGO)

    No dia 5, início das comemorações com música e comes-e-bebes na sede do Portuguese-American Cultural Center (1200 Palm Harbor Parkway); no sábado, cerimónia do içar das bandeiras com autoridades locais e actuação do Rancho Folclórico ‘Corações de Portugal’. Para mais informações: (386) 446-3910.

    [ CALIFÓRNIA ]

    SAN DIEGO (13 DE JUNHO, SÁBADO)

    A partir do meio-dia, na sede do UPSES Portuguese Hall (2818 Avenida de Portugal); com a presença de autoridades dos dois países e a actuação da Filarmónica União Portuguesa, de Zé Duarte e do grupo ‘Lusitanos’.

    SAN JOSÉ (13 DE JUNHO, DOMINGO)

    A Semana de Portugal na cidade de São José inclui a 9 de Junho, 3ª feira, a cerimónia do içar da bandeira na Câmara Municipal local – às 6:00 da tarde – com autoridades luso-americanas. Para mais informações: http://www.diadeportugalca.org .

    SÃO FRANCISCO (10 DE JUNHO, 4ª FEIRA)

    O Consulado-Geral de Portugal em São Francisco, na Califórnia, assinala o 10 de Junho com um evento nas suas instalações intitulado ‘Business Mixer’, co-organizado pelo PALCUS. Haverá comes-e-bebes entre as 6:30 da tarde e as 9:30 da noite, no 3298 da Washington Street. Para mais informações, contacte (415) 346-3400.

    SACRAMENTO (8 DE JUNHO, 2ª FEIRA)

    Cerimónia alusiva ao Dia de Camões no Capitólio da Califórnia, com a presença do cônsul-geral de Portugal em São Francisco, Nuno Mathias, e do senador estadual Tony Mendoza. O evento decorre na ‘Senate Gallery’ a partir das 2:00 da tarde, a seguir a uma recepção com início à 1:00 PM. Para mais informações, contacte (916) 651-4032.