ESTADOS UNIDOS | 25 comemorações do Dia de Portugal, de Costa a Costa

    1407

    NOVA IORQUE ]

    • Onde? MINEOLA (LONG ISLAND)10273520_640918672662954_3440476835787120983_n
    • Quando? 8 DE JUNHO, DOMINGO
    Pela primeira vez em mais de duas décadas, o Dia de Portugal vai incluir parada nesta importante vila nova-iorquina, sede administrative do condado de Nassau. O cortejo vai percorrer a Jericho Turnpike, entre várias outras artérias, encerrando no Wilson Park. Estão previstos dezenas de carros alegóricos, ranchos folclóricos, tocadores de concertina, etc. O arraial que se segue, no Wilson Park, também oferecerá animação toda a tarde. Para mais informações, ligue para (516) 294-6356.

    • Onde? MANHATTAN
    • Quando? 15 DE JUNHO, DOMINGO
    A 4ª edição dos festejos do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades no Central Park, a cargo do Portuguese Circle. Do programa de actividades consta uma corrida de 5 milhas (8 quilómetros) para adultos e outra para crianças dos 2 aos 12 anos de idade, a cargo da New York Road Runners – que promove a emblemática Maratona de Nova Iorque. A complementar, haverá um “festival com música e gastronomia portuguesa” – avança ainda a entidade organizadora. Corredores e visitantes poderão habilitar-se a prémios que vão de viagens e estadias em Portugal a entradas em provas de atletismo e vouchers para restaurantes lusos em Nova Iorque. A fadista Nathalie Pires irá entoar o hino de Portugal antes da corrida dos 8 quilómetros e no festival actuarão o cantautor luso-americano John Jorge, a fadista Cláudia Duarte – vinda de Portugal – e a banda luso-canadiana ‘Ménage’, criada em 2011 e composta pelos irmãos portugueses Bela Ferreira, Basílio Ferreira e Gabriel Ferreira. Mais informações em: www.portugaldaynyc.org .

    • Onde? MANHATTAN
    • Quando? 10 DE JUNHO, 3ª FEIRA
    O Dia de Portugal não vai passar despercebido ao restaurante ‘Aldea’, em Manhattan. A 10 de Junho, aquele conceituado espaço de inspiração lusa promove um jantar com 4 chefes portugueses: o proprietário, George Mendes, Rui Correia, do restaurante ‘Douro’ (em Greenwich, Connecticut), David Santos (do ‘Louro’, em Nova Iorque) e Pedr Lemos, do restaurante homónimo no Porto, Portugal. A refeição, a $155 por pessoa, inclui entradas e vinhos a acompanhar os diferentes pratos a servir. George Mendes, que nasceu em Danbury, CT, filho de emigrantes beirões, é o único chefe de origem portuguesa na América do Norte com 1 estrela atribuída pelo conceituado guia gastronómico francês ‘Michelin’.

    • Onde? MANHATTAN
    • Quando? 10 DE JUNHO, 3ª FEIRA
    Espectáculo de fado da artista Gisela João, no Elebash Recital Hall (365 Fifth Avenue). SÓ POR CONVITE. Por iniciativa do representante permanente de Portugal junto da ONU e do consul geral de Portugal em Newark, NJ.

    • Onde? HARTSDALE (WESTCHESTER)
    ª Quando? 8 DE JUNHO, DOMINGO
    Festejos a cargo da Associação Cívica Portuguesa do Estado de Nova Iorque e do Portuguese-American Club de Mount Vernon. Entrada grátis no Ridge Road Park de Hartsdale – a partir das 10:00 horas da manhã. Inclui provas de atletismo, missa campal em português, música e folclore. Para mais informações: (914) 306-3232.

    • Onde? OSSINING (WESTCHESTER)
    • Quando? 21 DE JUNHO, SÁBADO
    Festejos no parque de estacionamento do posto de Correios da Main Street, em frente ao restaurante ‘Docas’. Inclui cerimónia do içar da bandeira, missa campal e arraial com a actuação do Rancho Folclórico Cultura e Beleza do Minho. Para mais informações: (914) 941-1550.

    [ MASSACHUSETTS ]

    • Onde? BOSTON
    • Quando? 8 DE JUNHO, DOMINGO
    Às 11:00 da manhã, cerimónia do içar da bandeira na Câmara Municipal de Boston – aberta ao público em geral. Segue-se recepção e actuação do Rancho Folclórico ‘Corações Lusíadas’.

    • Onde? CAMBRIDGE/SOMERVILLE
    • Quando? 22 DE JUNHO, DOMINGO
    Parada do Dia de Portugal, com início às 2:00 da tarde – enquadrada na 9ª edição do Boston Portuguese Festival. Inclui variedade de carros alegóricos, bandas e grupos folclóricos de várias comunidades portuguesas do estado. A parada começa na Praça Portuguesa (Concord Avenue) em Somerville e o desfile vai até Cambridge Street passando pela Inman Square terminando em frente da Igreja de Santo António, situada na esquina da Cambridge Street e Cardinal Medeiros Avenue, onde irá decorrer um concerto com a actuação da banda Faith.

    • Onde? TAUNTON
    • Quando? 9 E 10 DE JUNHO, 2ª E 3ª FEIRAS
    Sessão de leitura em português na Biblioteca Pública, às 6:00 da tarde; dia 10, içar da bandeira em frente ao antigo edifício da Câmara Municipal (15 Summer Street) – também às 6:00 PM. O hino português será entoado por membros da Associação da Armada Portuguesa. As comemorações continuam depois no Taunton Sports Club (33 Baker Rd.), com a actuação do grupo ‘Raízes’, de Fall River.

    • Onde? FALL RIVER
    • Quando? 11 DE JUNHO, 4ª FEIRA
    Içar da bandeira em frente ao edifício da Câmara Municipal (1 Government Center), às 6:30 da tarde. A Banda Filarmónica Santa Cecília interpretará os hinos nacionais das duas nações. Segue-se recepção no interior da Câmara.

    [ CONNECTICUT ]

    • Onde? HARTFORD
    • Quando? 5, 7 E 8 DEJUNHO
    5ª FEIRA, SÁBADO E DOMINGO
    Dia 5, às 5:30 da tarde, cerimónia do içar da bandeira seguida de recepção no ‘North Lobby’ do Capitólio; a iniciativa está a cargo da deputada estadual Rosa Rebimbas e do PALCUS (Portuguese-American Leadership of the United States) – em colaboração com a comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal na cidade. Actuação do Rancho Folclórico do Clube Português de Hartford. Dia 7, sábado, no Clube Português (730 North Mountain Rd., Newington), arraial com o conjunto Sugartown. Domingo, dia 8: missa às 10:00 na Igreja Nª Srª de Fátima, seguida de parada com início na Fátima Square; trajecto inclui a Park Street e a New Park Avenue, terminando no ponto de partida. Segue-se arraial no Clube Português com os ‘Onda Jovem’.

    • Onde? DANBURY
    • Quando? 8 DE JUNHO (DOMINGO)
    Tal como sucede anualmente, após a celebração da missa na Igreja do Imaculado Coração de Maria, a parada do Dia de Portugal percorrerá as principais artérias da cidade – com a habitual paragem para os discursos em frente à biblioteca municipal. Deverão enquadrar-se na parada as várias organizações luso-americanas de Danbury assim como entidades políticas locais. Para mais informações sobre o Dia de Portugal em Danbury, poderá contactar David Coelho, responsável pelo comité organizador das comemorações, através do número de telefone (203) 748-6425.

    [ FLÓRIDA ]

    • Onde? PALM COAST
    • Quando? 13, 14 e 15 DE JUNHO
    6ª FEIRA, SÁBADO E DOMINGO
    Com epicentro no Portuguese-American Cultural Center (1200 Palm Harbor Parkway). No dia 13, arraial a partir das 7:00 da noite; a 14, sábado, missa às 11:00 da manhã seguida da cerimónia do hastear da bandeira; pela tarde, o arraial inclui a actuação dos ranchos folclóricos ‘Corações de Portugal’, de Palm Coast, e da Casa dos Arcos, de Newark, NJ. Os festejos prosseguem no domingo, dia 15, com arraial à portuguesa. Para mais informações: (386) 446-3910.

    • Onde? CAPE CORAL
    • Quando? 14 DE JUNHO, SÁBADO
    O Portuguese-American Club of Southwest Florida festeja o Dia de Portugal com um jantar na sede dos Knights of Columbus (16351 Slater Rd, Fort Myers). A animação musical estará a cargo da dupla Freddy e Manny. Para mais informações, vá a www.portugueseamericanclubofswfl.org .

    • Onde? PORT SAINT LUCIE
    • Quando? 10 DE JUNHO, 3ª FEIRA
    Noitada cultural e recreativa a cargo da cantora açoriana Carla Bento e do DJ Sounds Accents, entre as 6:00 da tarde e as 10:00 da noite, no restaurante português ‘Fernando’s Dockside Grille’ (2214 SE Veterans Memorial Pkwy) irá marcar a passagem do Dia de Camões. Com a presença ainda do DJ Sounds Accents. Para mais informações: (772) 337-1110.

    [ NEW JERSEY ]

    • Onde? NEWARK
    • Quando? 7 E 8 DE JUNHO
    SÁBADO E DOMINGO
    No dia 7, sábado, destaque para o festival de folclore com vários ranchos de New Jersey. A 8, domingo, a parada alusiva à data tem início às 2:00 da tarde, com concentração dos convidados no parque Peter Francisco. Pela tarde haverá música (o rapper Sandro G, de Massachusetts, actua às 5:00) e folclore. Os festejos encerram às 9:30 com uma grandiose noite de fados. Organização a cargo da União de Clubes Luso-Americanos de New Jersey. Mais informações em portugaldaynewark.com .

    • Onde? NEWARK
    • Quando? 5, 6, 7 E 8 DE JUNHO
    5ª FEIRA, 6ª FEIRA, SÁBADO E DOMINGO
    Nas instalações ao ar livre do restaurante Ibéria, na Ferry Street. Várias atracções musicais: Jorge Ferreira, Maribel, Grupo de Bombos da Casa do Minho, Duo Primavera, conjunto Starlight, etc. Para mais informações: (973) 344-7603.

    • Onde? NEWARK
    • Quando? 7 DE JUNHO, SÁBADO
    A gastronomia tradicional é a proposta do Sport Marítimo Murtoense para quem ali quiser comemorar o Dia de Portugal: sardinhas assadas, febras no pão, enguias fritas em molho de escabeche à moda da Murtosa… Se já está com água na boca, tome nota: 15 Clover Street. Para mais informações: (973) 344-7070.

    • Onde? NEWARK
    • Quando? 5, 6, 7 E 8 DE JUNHO, 5ª, 6ª, SÁBADO E DOMINGO
    A mais tradicional das associações lusas em Newark, o Sport Club Português, propõe 4 dias de festa para assinalar o Dia de Camões. Música ao vivo com a Banda Red, de Portugal, e artistas e DJ’s locais. No 55 da Prospect Street. Para mais informações: (973) 589-2442.

    [ RHODE ISLAND ]

    • Onde? PROVIDENCE
    • Quando? 7 E 8 DE JUNHO
    SÁBADO E DOMINGO
    As comemorações ocorrem com epicentro na baixa da capital do estado, no Bank of America City Center (1 Kennedy Plaza). No sábado, o programa arranca às 5:30 da tarde e inclui venda de comes e bebes, actuação de ranchos folclóricos e artistas musicais. No dia 8, domingo, a cerimónia do içar das bandeiras decorre à 1:30 no Capitólio; à tarde, 6:30 PM, actua o grupo de comédia ‘Portuguese Kids’. Para mais informações:http://www.dayofportugal.org/festival.html .

    [ PENSILVÂNIA ]

    • Onde? FILADÉLDIA
    • Quando? 15 DE JUNHO, DOMINGO
    As celebrações decorrem no espaço do Penn’s Landing, com início programado para a 1:00 hora da tarde até às 7:00 da noite. Haverá o içar das bandeiras ao som dos hinos nacionais de Portugal e dos EUA, folclore com os ranchos do Philadelphia Portuguese Club e do ‘Portugal no Coração’, do Clube Português de Bethlehem e o da Casa do Ribatejo de Newark, NJ; gastronomia, mostra de arte e fado com os artistas Kimberly Gomes e David Mourão, acompanhados por José Silva à guitarra portuguesa e Viriato Ferreira à viola de fado. Baile a cargo do conjunto Alberto & Ipanema.

    • Onde? FILADÉLDIA
    • Quando? 7 DE JUNHO, SÁBADO
    Organização a cargo da Comissão do Dia de Portugal de 2014, em estreita colaboração com o Philadelphia Portuguese Club: sessão de fado com Anabela Rodrigues, Ilda Santos, Lídia Saldanha, Maria Margaça e José Gomes – acompanhados por José Silva à guitarra portuguesa e Viriato Ferreira à viola de fado. Haverá ainda uma homenagem ao juiz José Luís Fernandes, também cônsul honorário de Portugal em Filadélfia. Para mais informações, contacte Paula Vilares pelo número de telefone (215) 329-5521.

    • Onde? BETHLEHEM
    • Quando? 13 E 14 DE JUNHO, 6ª FEIRA E SÁBADO
    SÁBADO E DOMINGO
    O programa de actividades arranca dia 14 de Junho com o habitual pequeno-almoço nas instalações do Clube Português da cidade, em cujo salão nobre se fará o tradicional Porto de honra. A cerimónia do içar da bandeira decorrerá por volta das dez horas da manhã, para logo depois se fazer a costumeira parada com os carros alegóricos e as várias representações portuguesas a desfilarem pelas principais artérias de Bethlehem. O cortejo termina junto à escola da Santa Infância, onde depois haverá arraial com comes e bebes e folclore. No dia anterior, sexta-feira, os festejos arrancam por volta das 6:00 horas da tarde, também os comes e bebes à portuguesa. Para mais informações: (610) 691-9612.

    [ CALIFÓRNIA ]

    • Onde? SAN JOSÉ
    • Quando? 14 DE JUNHO, SÁBADO
    A cargo do Portuguese Historical Museum; várias actividades recreativas e culturais entre as 10:00 da manhã e as 5:00 da tarde, no 1650 da Senter Road. Entrada gratis. Mais informações em www.DiaDePortugalCA.org .

    • Onde? SAN JOSÉ
    • Quando? 10 DE JUNHO, 3ª FEIRA
    Cerimónia do içar da bandeira na Câmara Municipal, com início às 6:00 horas da tarde – no número 200 East da Santa Clara Street. Com autoridades portuguesas e norte-americanas.