Emigrantes portugueses lesados com a greve na TAP nos últimos dias de Dezembro

    1593

    TAP

    Os emigrantes vão ser muito lesados com a greve na TAP, marcada para os dias 27, 28, 29 ou 30 de Dezembro,

    Se tem viagem marcada para esses dias pode já começar a desenhar alternativas; ou remarca a viagem, sem qualquer custo adicional, ou pede o dinheiro de volta. O pré-aviso de greve já foi entregue. Pode optar ainda por aguardar mais uns dias, não vão os sindicatos desconvocar a greve.

    “Neste momento os serviços já estão a avaliar todo o impacto que uma paralisação nestes dias terá”, garantiu o assessor de imprensa da TAP, acrescentando que a companhia ainda está a “aguardar possíveis desenvolvimentos sobre esta matéria”.

    Na página de Facebook da TAP têm chovido críticas, queixas e perguntas. E se até à entrega do pré-aviso de greve os serviços da TAP empurravam informações para depois desse momento, avançando apenas com alguns esclarecimentos gerais, desde então a resposta padrão tem sido “envio o código da sua reserva por mensagem privada”.

    Como poderá o passageiro fintar a paralização.

    Como posso proceder à remarcação do voo ou pedir o reembolso?

    Caso pretenda remarcar o voo ou pedir o reembolso dos montantes gastos deve ligar para a TAP e contactar um dos agentes que o pode ajudar com a sua situação.

    Só me remarcam ou reembolsam a viagem de ida – no dia da greve – ou também o de volta?

    Todas as soluções são “feitas em diálogo com a pessoa”, garantiu o assessor da empresa, que disse que se uma pessoa viajar a 30 de Dezembro para ficar cinco dias em Nova Iorque e com a remarcação só puder viajar a 3 de Janeiro, então o bilhete de regresso também será adiado.

    Vai haver serviços mínimos para os dias de greve?

    Sim. Tal como nas greves anteriores, também nesta existirão serviços mínimos, decretados por um Tribunal Arbitral. Assim, de 27 a 30 de Dezembro haverá aviões da TAP a circular no espaço aéreo, mas poucos. O assessor da companhia sublinhou a prática que tem sido seguida é uma interpretação minimalista dos serviços mínimos por parte do Tribunal”. Na prática acaba por haver 10 voos por dia, ao invés dos habituais 300 nestes dias de maior tráfego.

    Posso viajar naqueles dias noutra companhia?

    À semelhança de outras greves, e caso esta greve avance, a TAP poderá recorrer ao encaminhamento para outras companhias, de forma a que as pessoas possam viajar nos dias da greve ou próximo desses dias. O assessor de imprensa frisou porém que remarcar voos nestes dias da quadra natalícia é mais complicado pois os voos estão cheios. A TAP informa ainda que os voos da Portugalia também podem ser afectados, uma vez que esta pertence ao grupo.

    A TAP nos Estados Unidos está apta a responder a todas as perguntas dos passageiros que possam eventualmente vir a ser afectados com a paralização e caso a caso todas as situações poderão obviamente ser resolvidas.

    Se tiver dúvidas contacte a TAP em Newark pelo tel. 1 800 221 73 70 ou o site tapusa@tap.pt.