Embaixador dos Estados Unidos em Portugal diz que processo da Base das Lajes ficará concluído no Verão

    1044

     

    Embaixador USA

    O novo embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal afirmou hoje, na sua primeira visita oficial aos Açores, que o processo da base das Lajes “está em curso” e que espera que fique “concluído este verão”.

    “É um processo em curso. O secretário da Defesa reuniu com o ministro [português] da Defesa em Washington há alguns meses. Foi dito que o processo seria concluído este verão. Estamos à espera da conclusão desse processo ao nível do Pentágono. Como sabem, também temos o Congresso que está envolvido nisso e eles têm um processo separado”, afirmou Robert Sherman após uma audiência com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada.

    Na primeira visita oficial aos Açores, com duração de dois dias e visitas previstas às ilhas de S. Miguel e Terceira, o embaixador norte-americano, que apresentou na semana passada credenciais ao Presidente da República, visita na terça-feira a base das Lajes, usada pela Força Aérea dos EUA.

    Os Estados Unidos anunciaram a intenção de reduzir significativamente o contingente que têm nas Lajes já este ano, mas a decisão está suspensa, a aguardar um relatório da Secretaria de Defesa norte-americana sobre as bases que o país tem na Europa.

    Está também em discussão no Congresso norte-americano uma proposta legislativa intitulada ‘Africa Counter Terrorism Initiative Act’, subscrita por 40 congressistas, incluindo o republicano de origem açoriana Devin Nunes, que sugere deslocar as forças do comando norte-americano para a África (AFRICOM) da Alemanha para o território continental dos Estados Unidos e transformar as Lajes na sua única base avançada.

    Robert Sherman considerou “importante” a sua deslocação ao arquipélago “para ter a oportunidade de falar claramente com o presidente Cordeiro, com as pessoas em S. Miguel e Terceira e visitar as Lajes”.

    Após a audiência no Palácio de Santana, sede da presidência do Governo dos Açores, localizada em Ponta Delgada, Robert Sherman segue hoje, ao final da tarde, para a Terceira, ilha onde não tem previsto qualquer acto público.

    O embaixador norte-americano revelou que recebeu em abril o convite do Presidente do Governo açoriano para visitar os Açores, acrescentando que Vasco Cordeiro “é muito persuasivo”.

     

    Licenciado em Direito pela Universidade de Boston, advogado, Robert Sherman é um dos fundadores do escritório de Boston da firma Greenberg Traurig, onde exerceu desde 1999, e foi procurador-geral adjunto do estado do Massachusetts entre 1991 e 1993.

     

    O Presidente norte-americano, Barack Obama, nomeou Robert Sherman novo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa em julho de 2013.