ELIZABETH, NJ | Santo António chegou mais cedo mas foi recebido em noite de festa

    943

    Antonio 24

    O Santo António chegou mais cedo à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Elizabeth, mas nem por isso deixou de ser condignamente recebido numa grande noite de festa. O Salão dos Arcos encheu com uma assistência entusiástica que manteve em alegria constante todo o serão.

    A festa começou com o jantar mas antes já transpirava o cheiro imaginário dos manjericos, e podia mesmo apreciar-se a azáfama nos últimos preparativos dos trajes e dos balões.

    Apesar de farta e de ementa bastante variada a refeição foi rápida, não havia tempo a perder porque o santo casamenteiro estava prestes a chegar e tinha de ser feita a respectiva recepção com os arcos e balões. Mas afinal atrasou-se na viagem e delegou no Padre João Carlos a sua representação, que cumpriu rigorosamente inclusivamente de pé descalço e com o penteado a condizer com a figura do santo.

    Depois foi o agrupamento dos membros que iriam desfilar, que também entraram no salão munidos com os respectivos balões e trajes alusivos às marchas populares, que foram recebidos com fortes aplausos. À frente seguia o numeroso conjunto musical, reforçado pelos artistas Emília Silva e Jorge Quaresma, a interpretar as músicas tradicionais com que a assistência não teve dificuldade em engrossar o coro. E não tardou para que o entusiasmo arrastasse a assistência para a pista e participar numa tradição que todos fizeram questão de compartilhar.

    A organização foi da Sociedade de Santo António, que anualmente leva a efeito este evento.

    O serviço de cozinha e mesas esteve a cargo do restaurante Valença, a música para dançar foi do Duo Ilusão