ELIZABETH, NJ | North Avenue Bakery, a pastelaria onde a fama dos pastéis de nata já vai longe

    1371

    North 2

    Quem o afirma são os clientes, e quantos passam pelo local atraídos pela fama que já vai longe:

    “Os melhores pastéis de nata na área são os da North Avenue Bakery”.

    Há também quem estabeleça diferença entre pastéis de nata e pastéis de Belém, idênticos mas certamente fabricados por diferentes fórmulas:

    “Ainda há pouco tempo tive oportunidade de provar os pastéis de Belém, mas para mim os da North Avenue Bakery são muito melhores”, disse uma cliente que por motivos óbvios pediu o anonimato.

    Fomos tentar esclarecer dúvidas, e na sua simplicidade o fundador e co-proprietário da pastelaria, Joaquim Martinho, começou por dizer:

    “De facto também ouço dizer que os pastéis de nata que fabricamos são os melhores, mas na verdade não fazemos nada de especial para sermos diferentes dos outros”.

    E nem sequer tem segredos, afirma, mas justifica a melhor qualidade:

    “O meu único segredo, se isso lhe podemos chamar, está nos produtos que utilizamos, sempre da melhor qualidade desde o leite aos ovos, ao açúcar e todos os produtos que entram no fabrico do pastel. Sei que o lucro é menor, mas para mim o mais importante é a qualidade, e esta regra aplica-se a toda a doçaria que fabricamos”.

    Outro “segredo” que nos permitimos adiantar é a experiência de muitos anos no fabrico de pastelaria, de onde certamente foram extraídas muitas outras experiências.

    O Joaquim Martinho, natural de Torres Vedras, começou a aprender a arte com 18 anos de idade na fábrica Sotopal, na mesma cidade, ainda em laboração, onde se manteve durante 14 anos, até vir para os Estados Unidos.

    Trabalhou em diversas casas da especialidade em New York e outras localidades durante 4 anos, até se legalizar.

    Trabalhou depois para a Teixeiras Bakery, e sempre no desempenho da mesma profissão mudou-se para Jersey City onde permaneceu durante 11 anos.

    No ano 2000 comprou o espaço onde presentemente se encontra, também uma antiga pastelaria, fechada, onde foram efectuadas as devidas obras para a sua reabertura, do ponto zero, a que foi dado o nome de North Avenue Bakery.

    Inicialmente sozinho, com a ajuda do filho que posteriormente seguiu outra actividade, acabou por dar sociedade à esposa, Irene, à irmã, Ana e ao cunhado José Carlos Gonçalves, os actuais proprietários e funcionários uma vez que todos trabalham na firma, e também proprietários da North Avenue Luncheonette, paredes-meias com a pastelaria.

    Passados 15 anos Joaquim Martinho dá por bem empregue a iniciativa e o investimento, também compensado pelo bom conceito adquirido no mercado do género.

    Mas os pastéis de nata não são a sua única especialidade. O pão de queijo brasileiro (que os brasileiros consideram melhor que no seu país), os pastéis de feijão (tipo Torres Vedras), o pão de ló (tipo Ovar), e toda a espécie de bolos, incluindo para festas sociais, também fazem parte

    Outra especialidade é o bolo-rei, que em cada Natal são vendidos cerca de 4 centenas. Também aqui o segredo é a qualidade dos ingredientes, nomeadamente a farinha e a fruta cristalizada.

    É a única pastelaria em Elizabeth a abrir às 3 horas da madrugada sendo seus clientes matutinos principalmente os funcionários do aeroporto.

    A North Avenue Bakery está aberta de segunda a sexta-feira das 3 da manhã às 9 da noite, ao sábado das 4 da manhã às 9 da noite e aos domingos das 4:30 da manhã às 9 da noite.

    Está situada em 1034 North Avenue, em Elizabeth, com o telefone 908-352-9145.