ELIZABETH, NJ | Festa de angariação de fundos para a Igreja da Gafanha da Encarnação esgotou lotação do PISC

    1060

    Gaf 13

    O Clube Português de Elizabeth foi mais uma vez o local escolhido para a festa de angariação de fundos em benefício da igreja da Gafanha da Encarnação, que decorreu na noite do último sábado. Mais de quatro centenas de pessoas participaram no evento, que decorreu muito animado e dentro daquele espírito que é habitual sempre que se trata de contribuir para melhoramentos nas terras de origem.

    De Portugal deslocaram-se para estarem presentes na festa o Padre Francisco José Rodrigues de Melo, e Ricardo Caçador, que trouxeram o antecipado obrigado e o reconhecimento do quanto tem sido útil a colaboração de naturais e amigos da Gafanha da Encarnação para a reconstrução da sua igreja matriz.

    A iniciativa para esta festa de angariação de fundos partiu, mais uma vez, de um grupo de pessoas oriundas da Gafanha da Encarnação, que acabou por se formarem num enorme grupo que nesta noite tomou a seu cargo todas as tarefas desde a confecção do jantar ao serviço de mesas, venda de rifas, leilão, limpeza e tudo o mais que implica a organização destes grandes eventos.

    “Se a festa é para angariar fundos temos de ser nós a fazer todo o trabalho, porque a pagar a quem o faça não vale a pena”, disse um dos organizadores. “Tem sido assim nos outros anos, e desta vez voltámos a ser nós a fazer todo o trabalho”, acrescentou.

    Refira-se que este foi o terceiro ano em que a festa de angariação de fundos foi levada a efeito, sempre com casa cheia e uma enorme vontade de contribuir o melhor possível. No primeiro ano a receita foi de $25 mil, no segundo foi de $38 mil, desta o saldo ainda não está apurado mas não deverá estar longe dos anteriores.

    Relativamente ao custo das obras que estão a ser levadas a cabo na igreja, o montante é de $780 mil, o que tem sido amortizado com uma verba de $82 mil proveniente da câmara municipal, $1,600.00 da junta de freguesia, e donativos da população. Desta organização nos Estados Unidos já foram enviados $63 mil, o que é uma boa ajuda, mais o apurado na noite de sábado.

    Faltam $162 mil para liquidar a dívida, o que não tardará a acontecer, na perspectiva do Padre Francisco de Melo, que partiu para Portugal na segunda-feira não antes de deixar o seu agradecimento a todos quantos organizaram e contribuíram para o sucesso desta festa, e de ter celebrado missa no sábado e no domingo na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

    Breve resenha histórica

    – 1848: Construção de uma pequena capela particular a mando de António dos Santos Pata e sua mulher Joana Rosa de Jesus (Joana Gramata). Tinha um pequeno altar com uma pequena imagem de Nossa Senhora da Encarnação;

    – 1848: Por arrematação no tribunal de Aveiro, passou a capela a ser propriedade paroquial;

    – 1907 a 1909: É demolida a primitiva capela, e inicia-se a construção de um novo templo de maiores dimensões;

    – 1928 (3 de Maio): com a fundação da Paróquia da Gafanha da Encarnação, a capela passa a ser Igreja Matriz;

    – 1993 (22 de Agosto): Depois da demolição da primeira Igreja Matriz e de oito anos de construção foi inaugurada a nova Igreja Matriz, sendo pároco o Padre Manuel Ribau Lopes Lé

    – 2013 (14 de Abril): Depois de obras de restauro, foi consagrado o novo altar da Igreja Matriz.