ELIZABETH, NJ | Decorreu com muito interesse o Primeiro Congresso de Jovens

    779

    Escola 4

    Decorreu na passada quarta-feira no liceu de Elizabeth o Primeiro Congresso de Jovens que estudam a língua portuguesa, a que foi dado o nome de “The Portuguese Youth Conference”.

    A iniciativa foi do “Board of Education” desta cidade e da Associação Mulher Migrante, com o apoio da Deputada da Assembleia da República Maria João Ávila.

    Por parte do Board of Education estiveram presentes o seu presidente Tony Monteiro, o membro Paul Perrera e Donald Gonçalves, bem como a Superintendente Olga Hugelmeyee e a sua assistente, a luso-americana Jennifer Cedeño, que dirigiu os trabalhos. Também presentes estiveram o Prof. João Camacho e o Coordenador do Ensino de Português nos Estados Unidos, António Oliveira.

    Os oradores foram, para além de Maria João Ávila, a responsável pelos estudos de português na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Dra. Deolinda Adão, o jovem advogado Gabriel Marques, de Mineola, as Dras. Manuela Aguiar e Rita Gomes, ambas da Associação Mulher Migrante.

    Cerca de uma centena de alunos, professores e encarregados de educação marcaram presença e seguiram atentamente as palavras e sugestões dos oradores.

    Numa extensa demonstração por “slides” a Dra. Deolinda Adão levou os assistentes a percorrerem várias áreas de Portugal a que os alunos reagiam com palmas quando lhes eram familiares, e também às ex-possessões com narrativas sobre os feitos dos portugueses em terras longínquas.

    Uma interessante lição de história e sobretudo com largas referências à língua portuguesa que começou a ser exportada para várias partes do mundo no século XV, tendo sido referido que é presentemente a 3ª língua europeia mais falada nos 5 continentes. Uma iniciativa que deixou a perspectiva de que foi muito útil e bem recebida, a que deve ser dada continuidade tendo em conta maior espaço de tempo para ser organizada