ELIZABETH, NJ: Cônsul-Geral de Portugal visitou as instalações do PISC

1319

PISC 8

O Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Dr. Pedro Soares de Oliveira, visitou na tarde de quarta-feira as instalações do  Portuguese Instructive Social Club (PISC). O ilustre visitante foi recebido por vários membros da actual direcção do Clube, nomeadamente o presidente Jack Horta e esposa, Beatriz, o vice-presidente José Castanheira, as secretárias Margarida Silva e Maria Rosa Costa-Wujciak, o director de Relações  Públicas Rogério Pestana, a directora Maria Carvalho, o presidente da Comissão do Dia de Portugal, Jubilo Afonso, o “Freeholder” Sérgio Granados, entre outros membros da comunidade, que deram as boas-vindas ao representante do governo português desta área consular no seu primeiro contacto oficial nesta sala de visitas da cidade de Elizabeth.
A visita começou pela Escola Amadeu Correia, em pleno funcionamento, onde as professoras Carla, Linda e Suzana também deram as boas-vindas ao Cônsul de Portugal, com quem falaram de assuntos referentes ao meio escolar e responderam a questões do mesmo âmbito.
Seguiu-se a visita à Biblioteca onde constam obras de vários autores, algumas raras e bastante antigas. Aproveitando a oportunidade, e o local apropriado, o Dr. Pedro Oliveira fez a oferta de uma interessante enciclopédia com o título ”Encompassing the Globe, Portugal e o Mundo nos Séculos 16 e 17″, tema de uma exposição que esteve patente ao público de 24 de Junho a 16 de Setembro de 2007 na Arthur M. Sackler Gallery, em Washington, com cerca de duas centenas e meia de objecto recolhidos a partir de museus da China, Índia, Japão, América do Sul e Europa.
O Museu do PISC foi outro dos locais que despertou a atenção do visitante, onde apreciou os mais de 90 anos de história do Clube através de objectos e documentos que identificam cada época.
Assinar o Livro de Honra foi outro dos actos inerentes a todas as individualidades que visitam o PISC, onde ficou escrita a mensagem que vai perpetuar o acontecimento, após o qual foi servido um Porto de Honra e trocadas mútuas palavras de agradecimento e admiração.
Com um lanche durante o qual reinou o clima de cordialidade que deve marcar os bons momentos, terminou a primeira visita do Cônsul de Portugal Dr. Pedro Oliveira, ao PISC, que certamente irá repetir-se noutros grandes ocasiões.