ELIZABETH, NJ | Bênção dos Capacetes juntou mais de centena e meia de motociclistas

    958

    Motos 4

    Mais de centena e meia de motociclos, exactamente 156, ocuparam na manhã de domingo todos os espaços em redor daIgreja de Nossa Senhora de Fátima, de Elizabeth, provocando a curiosidade não só dos residentes da área como também de quantos circulavam na estrada 1&9. Porque de um modo geral cada veículo transportou duas pessoas, condutor e passageiro, pode dizer-se que foi de facto uma manhã bem diferente do habitual e muito movimentada.

    Tratou-se da cerimónia da Bênção dos Capacetes, evento que desde há quatro anos é levado anualmente a efeito nesta Igreja e que desta vez foi o mais bem participado de sempre. Marcaram presença grupos motociclistas não só desta área e sobretudo do sul de New Jersey, como também de outras localidades fora do estado como Mineola, Yonkers e outras.

    A parte cerimonial teve início às 10:30 horas da manhã com uma missa celebrada pelo Padre Nuno dedicada aos motociclista e em memória de quantos faleceram em acidentes de viação. Motociclistas e outros fiéis encheram a Igreja, tendo colocado perto do altar a imagem do seu santo padroeiro, São Rafael.

    Depois da missa foi a concentração em frente da Igreja, onde o Padre João Carlos dirigiu palavras de apelo à segurança na estrada, ouvidas respeitosamente e em silêncio. Depois de espargida água benta sobre os veículos e os seus condutores, a concluir a cerimónia da benção, o numeroso grupo deu início a um “mini ride” pelas ruas da cidade, escoltados pela polícia, o qual terminou no Memorial Park onde decorreram o resto das cerimónias.

    Com a presença do “Mayor” de Elizabeth e do vereador Manny Grova, vários oradores usaram a palavra invocando o momento que se estava a viver. Foi lida a lista de pessoas que perderam a vida em acidentes de viação, cerca de 60 em quatro anos, quando começou a haver registos. Depois, os presentes foram convidados a retirar uma flor da coroa que ali estava fixada e atirá-la ao rio, um momento bem emotivo em memória dos falecidos nas estradas, o que foi completado com o lançamento no rio de outra coroa completa.

    Findo este cerimonial os motociclistas dirigiram-se para a Casa do Ribatejo, em Newark, onde decorreu um convívio que se prolongou pela tarde fora. Mais um evento em que foram cimentadas novas amizades.