ELIZABETH, NJ | Academia do Bacalhau teve o seu primeiro convívio do ano e com a nova direcção

    856

    Bac 1

    A Academia do Bacalhau de New Jersey deslocou-se na última sexta-feira ao restaurante Minhoto, em Elizabeth, para o seu primeiro jantar mensal do novo ano e também o primeiro da nova direcção para 2015.

    Os “compadres” e sobretudo as “comadres” marcaram presença em força, num serão que para além dos seus objectivos – convívio e angariação de fundos – foi também bastante divertido.

    Para além de um novo elenco directivo com muitas senhoras, a começar pela vice-presidência passando pela secretaria, pela tesouraria, relações públicas e comissão de eventos, trata-se também de um novo agrupamento que à partida parece muito dinâmico e disposto a continuar a fazer progredir esta benéfica organização.

    Também a começar o novo ano e neste primeiro convívio do mesmo, mais três “compadres” e três“ “comadres” passaram a fazer parte desta Academia, elevando o número de associados para perto da centena e meia.

    Ainda o que se apresenta de novidade é o facto de uma senhora ocupar o cargo de 2ª Vice-presidente, o que a manterem-se as regras habituais daqui a dois anos poderá ser uma senhora a ocupar a cadeira da presidência. O que é um bom sinal de avanço já que durante muitos anos, e até há poucos meses, as “comadres” só em ocasiões especiais podiam participar nos convívios.

    Como manda a tradição o bacalhau foi o prato forte do jantar, mas para começar não faltaram os aperitivos bem regados, e o início daquela dose de boa disposição.

    Os gaviões de penacho também marcavam presença constante, e entretanto o carrasco não descurava a sua missão anotando os transgressões das regras a quem iria ser aplicada a respectiva penalização. Nem o presidente escapou pelo facto de não usar a camisola da Academia, assim como o grupo de senhoras que sorrateiramente brindavam com vinho do Porto quando os gaviões de penacho exigem vinho tinto. Esta é uma das formas de angariar fundos, as multas são sempre recebidas com um sorriso.

    Como várias vezes é referido, a Academia do Bacalhau é uma organização beneficente que anualmente distribui quantias avultadas na ajuda de pessoas necessitadas por doença ou por qualquer outras razões justificadas.

    Também numa atitude de colaborar na educação e formação dos mais jovens, todos os anos entrega bolsas de estudo aos estudantes de todas as escolas portuguesas do estado de New Jersey que qualifiquem para o efeito.