ELIZABETH, NJ | 250 ciclistas no ‘Bike Tour’ de angariação de fundos para a luta anti-cancro

    828

    IMG_4551Tour 6

    Duas centenas e meia de amigos da bicicleta participaram na manhã do passado domingo no 4º “Bike Tour” anual que como é habitual tem início em Newark e termina em South River.

    O local de partida foi o parque de estacionamento do restaurante Ibéria, onde foi servido o pequeno almoço e onde os ciclistas faziam exercícios de aquecimento para enfrentarem a manhã fria que tinham pela frente.
    Pelas 8:30 foi a concentração geral durante a qual o chefe Tony Campos fez as devidas recomendações quanto à segurança na estrada, e pouco depois foi dado o sinal de partida com o grupo de motociclistas da polícia de Newark a abrir o caminho.
    O percurso, na distância de cerca de 27 milhas, é praticamente plano – o pior é a passagem da ponte em Perth Amboy, segundo alguns ciclistas – mas de um modo geral favorável a quem está menos preparado para percorrer esta distância sobretudo parte do sector feminino, que participou em força, e dos mais jovens  que também marcaram boa presença. Registe-se que os ciclistas mais jovens foram o Mikael Mateus, de 7 anos, e a Megan Luz, 8 anos, ambos de South River, que disseram não ter tido qualquer dificuldade em chegar ao destino. Quanto ao mais idoso, António Mateus, prestes a completar 78 anos, que veio de Yonkers e é presença habitual, referiu que “para quem faz 60 milhas por semana’, como é o seu caso, “isto não é  nada”.
    Com um ligeiro atraso relativamente ao tempo previsto, já passava da 1 hora da tarde quando os primeiros ciclistas chegaram ao local de destino, o parque de estacionamento do Clube Português de South River, visivelmente cansados mas com a mão bem no ar a indicar o sinal de vitória. Depois foram os abraços de familiares e amigos que os aguardavam, e seguiu-se o merecido almoço, em que participaram cerca de seis centenas de pessoas, preparado por uma equipa de voluntários.
    Os organizadores e criadores do evento, Alfredo Mota e Palmira Oliveira, agradeceram a todos que participaram nesta jornada solidária, seja de bicicleta ou de qualquer outra forma dado que envolveu muita gente, aos Departamentos da Polícia das localidades que atravessaram e deram o seu apoio, ao serviço de ambulância, ao Clube Português de South River, aos patrocinadores e a todos quantos de uma ou outra forma fizeram com que este 4º Tour se revestisse de sucesso.
    Registe-se que marcou presença no mesmo um casal que se deslocou propositadamente do Canadá.
    Tal como nos anos anteriores, o evento foi em memória dos jovens Christian Mota e Juliana Neto Silva, vítimas do cancro, e de angariação de fundos em benefício de famílias afectadas pela mesma doença e organizações que lutam contra o mesmo. Os lucros deste ano revertem também para o St. Jude Children Research Hospital, Children’s Hospital of Philadelphia e The Leukemia & Lymphoma Society.