ELIZABETH, NJ | 10º Festival de Ranchos bem participado e com bom folclore

    1132

    Folclore 6

    Decorreu com muito êxito e boa assistência o 10º Festival de Ranchos que decorreu no último fim-de-semana como é habitual no parque de estacionamento da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Elizabeth.

    Com excepção da noite de sábado a ameaçar chuva que só chegou na parte final, as condições atmosféricas apesar da tarde quente de domingo estiveram excepcionais, o que também contribuiu para um festival que mais uma vez foi do inteiro agrado de quantos apreciam a expressão cultural transmitida através do folclore.

    Foram seis os ranchos que estiveram no palco, dois no sábado e quatro no domingo, a que há a acrescentar a participação do grupo de bombos Os Rouxinóis, da Casa do Minho, que também actuou no sábado. Como é normal dada a região de proveniência a maior parte do folclore coube às danças e cantares do Minho, mas também foi possível apreciar a beleza do folclore ribatejano, através do rancho da Casa do Ribatejo.

    No sábado, como referido actuou o grupo de bombos os Rouxinóis, o Rancho Folclórico da Casa do Minho e o Rancho Folclórico A Eira.

    No domingo a sessão foi aberta com o Rancho da Casa do Ribatejo, seguindo-se o Rancho Folclórico da Casa do Concelho dos Arcos de Valdevez, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Portugal e encerrada com a actuação do Rancho Folclórico de Norte a Sul.

    Para além do folclore não faltou o serviço de cozinha e bar, os gelados, as malassadas, as farturas, bancada com venda de artigos religiosos e tendas com venda de outros artigos.

    Este festival foi mais uma vez coroado de sucesso, para o que valeram as excelentes actuações dos ranchos participantes.