David Simas, assessor de Barack Obama, vai liderar o Departamento de Estratégia política da Casa Branca

1154

Simas

Natural de Taunton, Massachusetts, David Simas, um assessor antigo de Barack Obama, vai liderar o novo Gabinete de Estratégia Política da Casa Branca. Na sua missão de director da Operação Política da Casa Branca, Simas deverá trabalhar no apoio aos candidatos democratas nas eleições de Novembro.

A Casa Branca já confirmou que Simas tinha sido nomeado assistente do Presidente encarregue da Estratégia Política. Simas é filho de imigrantes portugueses e começou desde cedo nos meandros da política, visitando enquanto jovem, Washington para participar em vários seminários. Mais tarde candidatou-se ao Departamento Escolar de Taunton quando tinha apenas 18 anos, tendo ainda servido no conselho municipal de Taunton. Em 1992 graduou do Stonehill College e em 1995 da Escola de Direito do Boston College. Simas foi ainda advogado do Gabinete de Auditoria do Massachusetts House of Representatives.

Em 2000, o luso-americano, na altura a trabalhar no Condado de Bristol apoiou a campanha do Governador Deval Patrick que ganhou em 2006, nomeou-se Chefe de Gabinete. Nestas funções, Simas liderou projectos relacionados com a educação, ciência e energias alternativas. Em Janeiro de 2009, Simas – filho de António Simas, natural do Faial da terra, S. Miguel, Açores – e de Deolinda Matos Simas, natural do Alentejo, mudou-se para a Casa Branca como assessor do Presidente para projectos especiais e mais tarde para a comissão de reeleição de Barack Obama. Após o acto eleitoral Simas regressou à Casa Branca como assistente sénior para a Comunicações e Estratégia.

A Casa Branca anunciou a promoção de Simas, am conjunto com outras nomeações. Numa comunicado o Presidente referiu-se a Simas e aos outros nomeados como “pessoas talentosas e dedicadas com quem quero trabalhar de perto nos próximos meses e anos.”