DANBURY, CT | Já em funções nova direcção do Centro Cultural Português

    1193

     

    DSC04291Tomou posse no dia 1 de Maio o novo elenco directivo do Centro Cultural Português de Danbury, no estado norte-americano de Connecticut. A cerimónia decorreu durante uma Assembleia Geral de associados que conduziu ao cargo de presidente o jovem transmontano Jorge Sousa, de 33 anos de idade. A actual direcção conta ainda com o vice-presidente Gary Gonçalves, o tesoureiro Fred da Silva, o secretário Pedro Costa e a relações públicas Dina Francisco Pereira.

    Jorge Sousa substitui no cargo a luso-americana Cathy de Sousa, que cessou funções.

    A nova direcção deverá estar en vigor até pelo menos Maio de 2015. Entre os seus objectos, está a alteração aos actuais estatutos (“por forma a adequar o Centro à realidade dos tempos que correm”, afirma Jorge Sousa) e o fortalecimento económico da instituição.

    “O Centro Cultural Português ainda está numa situação financeira complicada, depois dos dois anos que esteve encerrado e do período de obras por que teve que passar”, explica o presidente, em entrevista concedida em Danbury ao jornal LUSO-AMERICANO.

    A colectividade conta com 435 membros, existindo ainda 135 isentos do pagamento de cotas anuais.

    “A nossa missão agora é conseguir estabilizar financeiramente o Centro para depois o podermos reestruturar por forma a garantirmos a sua continuidade”, afirma Jorge Sousa.

    Criado há mais de uma década pela junção do Portuguese-American Club e do Clube ‘Filhos de Portugal’, o Centro possui na sua sede da Sand Pit Road um salão de festas para 600 pessoas, ginásio, campo de futebol, um restaurante a funcionar diariamente (o ‘Caravela’) e biblioteca. Das suas infra-estruturas humanas fazem parte 4 equipas de futebol, uma escola de música, um rancho folclórico e uma banda filarmónica.

    Jorge Sousa nasceu em Vila Pouca de Aguiar, Trás-os-Montes, em 1978 e emigrou com 15 anos de idade para Danbury. Trabalha no ramo imobiliário e está casado com a advogada Paula Boa Sousa, de quem tem dois filhos menores.