Cory Booker pode ser o escolhido de Hillary Clinton para vice-presidente em 2016

    1477

    Booker 3

    Após as eleições intercalares, há muitas questões que os democratas vão ter de discutir entre si. Uma delas é: Onde estão os jovens líderes do partido?

    Após uma valente tareia eleitoral, na Câmara, os democratas vão continuar a ser liderados por Nancy Pelosi, de 74 anos, que tem estado no topo do caucus democrata desde 2002. O número 2 ainda será o Rep. Steny Hoyer de Maryland, de 75 anos.

    No Senado, Harry Reid, de 74 anos, permanecerá como capitão de equipa do partido, como tem sido há uma década; agora trocou de posição. Deixa de ser líder da maioria para ser líder da minoria.

    Na Casa Branca, está o ainda relativamente jovem, Barack Obama, de 53 anos, muito ptóximo do final do seu segundo e último mandato. A seu lado está o vice-presidente Joe Biden, que completa 72 anos este mês. Quem resta?

    Fala-se muito de Cory Booker. Um congressista jovem, afro-americano, inteligente e ambicioso. Tanto que em Newark correu demasiado depressa para chegar onde chegou e por vezes esqueceu-se da cidade e dos seus habitantes. Mas diz-se em Washington que se Clinton se candidatar, Booker será um candidato a ter em conta.

    Na corrida presicencial, a favorita para ganhar a nomeação democrata do partido em 2016, é claro, Hillary Clinton , de 67 anos, que tem sido uma presença constante no cenário nacional desde há mais de duas décadas.

    Uma das questões mais intrigantes sobre os democratas é esta: Se a indicação presidencial não for para Clinton ou Biden, que são as alternativas mais jovens plausíveis?

    Não há uma longa lista. Talvez a senadora Elizabeth Warren, 65, o Governador de Nova Iorque Andrew Cuomo, 56, ou talvez o Governador de Maryland, Martin O’Malley, de 51 anos.

    Em qualquer caso, a lista de jovens líderes que alinham atrás Hillary não é grande.

    Por outro lado, os republicanos possuem um verdadeiro movimento de juventude. Existem pelo menos três jovens senadores disponíveis para uma candidatura presidencial em 2016. Marco Rubio e Ted Cruz, ambos de 43 anos, e Rand Paul, 51. Nas suas fileiras de governadores estão outros pesos pesados verdadeiros candidatos como Chris Christie, 52; Bobby Jindal, 43; e Scott Walker, de 47 anos.

    O líder da maioria no Senado, é Mitch McConnell de 72 anos e o porta-voz republicano John Boehner permanece activo prestes a completar 65 anos.

    Por outro lado, o Congresso, em baixa na popularidade americana tem sido uma plataforma de lançamento menos atraente para quem deseja ascender a uma aventual candidatura presidencial.

    Resta contudo a Booker apalpar bem o terreno e não deixar que um possível caso nascido do Watershed Corp. em Newark não lhe venha a roer os tornozelos.