Conselho Municipal de Newark amplia lei do tabaco

    824

    cigarros

    Os fumadores de Newark poderão, ter menos espaço para fumar.

    O conselho municipal da cidade aprovou uma resolução que impede os fumadores de o fazerem nos parques e outras áreas de recreação.

    A resolução lembra um projecto apresentado a nível do estado mas que foi vetado por Chris Christie.

    O vereador do Bairro Norte, Aníbel Ramos foi o proponente da resolução e refere-se à legislação que evitará que as crianças absorvam o fumo dos cigarros.

    Ramos menciona a necessidade de Newark ser uma cidade sem o fumo dos cigarros no que respeita a edifícios municipais, parques e outras áreas que sejam propriedade da cidade. “É uma questão de saúde pública” segundo Aníbal Ramos.

    Actualmente e segundo a lei é proibido fumar em todos os edifícios municipais, incluindo escritórios, bibliotecas, museus e ginásios. A resolução proposta irá expandir esta proibição a parques, veículos propriedade da cidade, centros de idosos e centros comunitários. A proposta inclui cigarros electrónicos e cachimbos de água.

    A resolução aumenta também a distância de 25 para 50 pés da permissão de fumar junto a edifícios públicos.

    Segundo a lei quem violar a lei pela primeira vez paga uma multa de 250 dólares e os reincidentes pagarão 500 dólares. Cada ofensa mais paga mil dólares.

    Após prolongada polémica entre democratas e republicanos na lesgislatura estadual em Junho, foi aprovada uma lei que proibe os cidadãos de fumarem em parques municipais e do condado mas permite às cidades e condados criarem áreas de fumadores em secções das suas praias. Christie vetou a lei afirmando que este tipo de leis deveria ser da responsabilidade do poder local.