CONNECTICUT | Dia de Portugal comemorado no Capitólio em Hartford

    1037

    DSC04473

    A bandeira de Portugal foi içada 5ª feira no edifício histórico em Hartford onde funciona a Assembleia Legislativa de Connecticut e manteve-se ao alto do mastro durante todo o dia, em homenagem ao 10 de Junho e à comunidade lusa local. Ao princípio da noite, decorreu uma recepção alusiva à efeméride, cuja responsabilidade coube à deputada estadual Rosa Rebimbas, a Fernando Gonçalves Rosa e ao PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States).

    A ceimónia serve todos os anos para distinguir figuras da vida luso-americana que servem de exemplo a todos nós. Em 2014, essa honra recaiu sobre a juíza Maria Araújo Kahn, do Tribunal Superior de Connecticut, e à Ordem dos Advogados Luso-Americanos do ‘Estado Constituição’.

    Depois do padre Jorge Tchingui, da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Hartford, ter abençoado a recepção, Fernando Rosa e Rosa Rebimbas deram as boas-vindas aos presentes, lembrando que estavam ali individualidades como o deputado estadual Rick Lopes, o juiz Patrick L. Carroll III (‘Chief Court Administrator), o cônsul honorário de Portugal em Connecticut Abílio Gouveia e o presidente do Clube Português de Hartford, Carlos Santos.

    Abílio Gouveia falou na ocasião sobre o papel que Portugal ocupa hoje no mundo, lembrando também as importantes contribuições dadas pelos emigrantes lusos para a prosperidade de Connecticut e dos EUA. Seguidamente, foram prestadas as homenagens à juíza de origem portuguesa Maria Araújo Khan e à Ordem dos Advogados Portugueses do Estado – que se fez representar por Osvaldo Machado.

    A cerimónia encerrou com a actuação do Rancho Folclórico do Clube Português de Hartford, que deu à recepção o seu toque cultural.

    Os comes-e-bebes foram servidos pelo restaurante ‘Nutshell Café’, de Hartford, da empresária de restauração Maria Pereira.