Comemorações do Dia de Portugal em Newark nos dias 6,7 e 8 de Junho

1690

Minho

A comissão organizadora do Dia de Portugal 2013 apresentou as contas referentes a organização do maior evento de Portugalidade que se realiza nos Estados Unidos. No final, a organização apresentou um lucro de $12,323.55, onde não estão incluídos cerca de 7 mil dólares referentes a patrocínios que ainda faltam receber.

O total de despesas ascendeu a $111,573.45, estando nesse valor incluídos o valor pago pela comparticipação no policiamento ($17,232.68) e licenças ($550.00). O valor dos depósitos foi de $123,897.00, o que se traduziu no mencionado lucro. Fernando Grilo presidente da comissão do Dia de Portugal e também presidente da União dos Clubes Luso Americanos de New Jersey (UCLANJ), mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados, “Se temos um saldo positivo temos que estar satisfeitos, realizamos um Dia de Portugal digno e apreciado por todos os que marcaram presença e partimos para este ano com a consciência que temos que fazer sempre melhor. Por isso mesmo temos que estar satisfeitos, ainda falta receber alguns patrocínios, mas no geral estamos satisfeitos pelos resultados de 2013. Lembro que começámos a organizar o evento muito tarde, mas estamos satisfeitos e desde já agradecemos todos os apoios recebidos”.

“O Dia de Portugal 2014 já mexe,” como referiu Fernando Grilo, “este ano começamos a preparar o evento muito mais cedo e por conseguinte queremos dignificar ainda mais o mesmo. Um dos aspectos menos conseguidos foi a Gala e queremos corrigir esse aspecto bem como orgulhar toda a comunidade portuguesa de modo a que a mesma se una neste grande evento”. O Dia de Portugal 2014 realizar-se-á no fim de semana de 6,7 e 8 de Junho e Fernando Grilo avança com alguns pormenores: “estamos em negociações com uma das televisões portuguesas para transmitir um dos seus programas directamente de Newark do nosso palco principal, que voltará ao local onde esteve há dois anos. Essas negociações trarão possivelmente vários nomes a Newark que prestigiarão ainda mais este evento”, avançando ainda: “vamos realizar o sorteio de um carro topo de gama novo, de modo a angariar fundos, carro que será sorteado no palco no dia 8 de Junho”.

Entre outras actividades Fernando Grilo referiu: “vamos organizar um certame de beleza para jovens entre os 6 e os 10 anos que se realizará no dia 23 de Março na Casa do Ribatejo, e desde já convido toda a comunidade a inscrever os jovens, as inscrições podem ser feitas até ao dia 21 de Fevereiro no nosso novo website www.portugaldaynewark.com. Estamos neste momento a falar com a pessoa que será o nosso Grand-Marshall e distinguiremos também um jovem do ano. Aqui gostaríamos de uma participação da comunidade para que nos refiram jovens que se tenham distinguido.

A Gala será realizada no dia 29 de Maio e brevemente avançaremos com mais dados sobre outras actividades entre elas uma homenagem a todos os militares portugueses”. O Dia de Portugal 2014 já mexe e Fernando Grilo lança um forte apelo: “queremos que toda a comunidade se sinta orgulhosa destas festividades, aceitamos críticas construtivas, pois com criticas com valor e com uma participação activa de toda a comunidade por certo conseguiremos organizar um dia único que perdurará na nossa memória e por certo manterá vivas as nossas tradições”.