‘Com exercício adequado e alimentação sadia poderíamos viver mais e com qualidade de vida’

2477

Me in Abu Dhabi.UAE flags

Hélder Gomes chegou há dias dos Emiratos Árabes Unidos onde foi dar a conhecer às forças de segurança da cidade de Abu Dahbi aquilo que propõe diariamente para os clientes do seu Centro de Treino Natural, em Cranford, NJ.
O objectivo do Natural Training Center de Cranford é, através de métodos naturais e contactos com a natureza, garantir capacidade de protecção pessoal, boa forma física e qualidade de vida, mesmo para as pessoas que convivem com a dor.
Qualidade de vida
“Com exercício adequado e alimentação sadia poderíamos viver muito mais e com mais qualidade de vida” – disse Hélder Gomes, que decidiu dedicar a vida a estes conceitos de tratamento natural depois de contrair uma lesão grave no Marine Mountain Warfare Training Center no estado do Nevada, e desde aí pôr fim à sua carreira militar.
Em 2008 formou uma companhia que ensina o regresso a princípios básicos naturais: auto-defesa, exercícios de combate e de corrida minimalista, exercícios de pesos com agarrador (“kettlebells”), além de ioga e acampamentos de fim-de-semana na natureza.
“É espantoso o que um pouco de ar fresco e de vitamina D do Sol pode fazer no nosso nível de energias e de vitalidade” – disse.
A expectativa de vida nos EUA é de 77.4 anos para os homens e de 82.2 para as mulheres. Hélder Gomes não adianta quantos anos mais pode acrescentar à vida de cada um o recurso aos seus métodos de preparação física, às suas técnicas naturais de vencer a dor e a sua proposta de atitude à mesa de jantar.
“A longevidade não é a preocupação principal do Natural Training Center.” – diz Hélder Gomes.  “O que pretendo para mim e para a minha Tribo é qualidade de vida. Não é sobre viver mais anos, mas viver a vida ao máximo. O objectivo de algumas pessoas é correr uma maratona eficazmente, para outras é apenas e simplesmente poderem passar tempo de qualidade, sem dor nem desconforto, com os netos. Todos tempos objectivos diferentes no que toca à qualidade de vida que queremos. Não nos concentramos na longevidade, que não podemos controlar, mas sim em valorizar todos os segundos aqui e agora. Isso sim, podemos controlar! Qualidade sobre a quantidade é sempre uma vitória”, disse Hélder Gomes, terminando com o conselho “mantenha-se motivado e dê passos pequenos, que o levarão mais rapidamente a atingir as suas metas”.
A Tribo NTC
Os cultores deste estilo de vida formaram o que chamam  a tribo NTC, com elementos em todas as partes do mundo que mantêm contactos via internete, mas com centros de actividade em locais muito concretos, como o Cranford, em New Jersey.
“Parte do nosso trabalho como técnicos consiste em tornar os nossos membros auto-suficientes” – explica Hélder Gomes. “No Natural Training Center não há horário rigoroso. A melhor parte é que nunca sabemos o que o dia nos vai trazer. Dependendo da nosso horário mensal, poderemos ter uma oficina sobre técnica de combate, uma clínica de “kettleball”, uma caminhada de sobrevivência ou um seminário sobre nutrição. Desde que faça parte do Método NTC, tudo pode acontecer”.
E, continuando, acrescentou que “todos os membros da nossa tribo estão em níveis completamente diferentes no que respeita à sua saúde e capacidades físicas. No NTC concentramo-nos em ensinar princípios que se adaptam facilmente aos seus estilos de vida. Como quanto mais regras, maiores as probabilidades de falhar, e uma vez que não existe um tamanho-para-todos quando se trata do corpo humano e precisamos de tratar os clientes como indivíduos, no NTC trabalhamos na causa e nunca nos sintomas”.
Quando as actividades não podem ser desenvolvidas ao ar livre, há o recurso aos ginásios, como explicou:
“O método de treino preferido é sempre ao ar livre. No entanto, como o tempo nem sempre proporciona isso, o Centro precisa de um local pelo menos para os meses de Inverno. “Conheci o Carlos “Bronco” Oliveira que é professor BJJ (black belt em jiu-jitsu) em Cranford, NJ, e como partilhamos a mesma filosofia e perspectiva de vida sobretudo em relação aos nossos clientes, partilhamos as mesmas instalações”, disse.
Em Abu Dhabi
Os métodos de Hélder Gomes interessaram à policia de Abu Dhabi e o treinador pessoal deixou o seu Campo de Treino Natural de Cranford para se dirigir aos Emiratos Árabes Unidos.
“Quando recebi o convite do governo dos Emiratos Árabes Unidos, primeiro fiquei um pouco suspeitoso, mas depressa constatei que era uma realidade e lá fui para Abu Dhabi. Tinham-se inteirado pela internete dos meus métodos no Natural Training Center e queriam que o ensinasse aos seu departamento de polícia. Ali ensinei durante uma semana às forças de segurança técnicas de auto-defesa e de combate a maus hábitos de alimentação” – disse Hélder Gomes.
“Na alimentação, não nos concentramos em receitas, mas sim em princípios que podem ser aplicados independentemente do seu estilo de vida, se come carne, peixe, ou apenas vegetais. Se apresentarmos princípios, esses podem ser aplicados a qualquer escolha alimentar, e as pessoas comem aquilo que gostam, eliminando os maus ingredientes e substituindo-os com alimentos ricos, ao mesmo tempo que desfrutam das comidas favoritas” – explicou Hélder Gomes, que em relação à alimentação é assessorado pelo, “Chef” Anthony Moraes, de Nova Iorque,  que contribuiu com diversos planos e princípios sobre nutrição.
Três desculpas
Hélder Gomes sabe que as pessoas tentam explicar a sua falta de preparação física e vida saudável com três desculpas: Orçamento, Tempo e Local. Os NTC procuram responder a essas situações adiantando a sua motivação:
“Nos Marines fui sempre ensinado a liderar, e mantenho essa filosofia que adaptei à minha maneira de ser pessoal. As pessoas tendem a aprender mais com as nossas acções do que com as nossas palavras. Sempre que coloco exigências e/ou metas a mim próprio, sinto sempre que o estou a fazer por todas as pessoas que precisam delas e não só por mim. Já passei por muito, e quem me dera nessas alturas ter ao meu lado uma pessoa como sou agora. Por isso, formei o Natural Training Center (NTC Method), em Cranford, NJ para poder ajudar as pessoas que precisam de alguém ao seu lado. Sinto-me honrado por poder assumir esse papel”
Hélder Gomes tem diversas certificações da  NASM (National Academy of Sports Medicine) como a de treinador pessoal, a de especialista na melhoria do desempenho e a de especialista em exercícios correctives. É também instrutor de “kettlebells” com certificação pela Russian Kettebells e possui um certificado em nutrição à base de plantas pela Cornell University.

Hélder Gomes pode ser contactado em helder@naturaltrainingcenter.com ou através do site (http://naturaltrainingcenter.com).