Cansada da decoração da sua casa?

    1248

    Cr—nica Feminina

    Nunca foi tão fácil decorar as nossas próprias casas como nos dias de hoje. Existem inúmeras soluções e marcas de mobiliário com opções premium, minimalistas, concebidas por designers de referência, mas por outro lado, existem soluções low cost fáceis de instalar e pensadas por designers do Norte da Europa.

    Com os avanços tecnológicos, hoje é possível para os menos criativos, conjuntamente com profissionais da área da Arquitectura e Construção, simular e visualizar um espaço através de programas tridimensionais, para que não caia no erro de gastar dinheiro sem auxílio e o resultado final ser desastroso e dispendioso.

    Se acha que pedir ajuda a um profissional da área é coisa do passado, anote algumas dicas para a concepção de um ambiente confortável, equilibrado e acolhedor:

    • Ambiente

    Defina o tipo de ambiente que pretende antes de qualquer mudança. Existem vários estilos e esta escolha deverá ser feita antes de qualquer operação para que todas as peças encaixem. Ainda que possa combinar vários estilos, é fundamental para um bom resultado final definir exactamente os seus objectivos.

    •Revestimentos

    Se tem um revestimento de chão e quer aplicar outro sem o retirar ou mesmo se a sua sala for revestida a cerâmicos e por esse motivo se sente desconfortável, existem soluções fáceis de aplicar sem grande impacto de obra. Para revestimentos de chão, o vinílico é uma excelente opção na medida que existem diferentes tipos replicando materiais mais nobres, como madeiras. Contudo, estes materiais não deve ser aplicados em zonas com canalização, como casas de banho ou cozinhas.

    • Paredes

    Existem diferentes tipos de papéis de parede com padrões muito diversos, que podem ser aplicados em qualquer parede previamente nivelada. A aplicação de pladur poderá ser a melhor opção para aplicar à frente de uma parede onde não se quer retirar o revestimento. Além disso, é uma opção económica.

    • Iluminação

    A escolha da iluminação é um dos factores críticos na decoração das casas. A melhor solução é equilibrar os ambientes que pretende iluminar. Em ambientes como a sala de estar não colocar muitos focos de tecto e se necessário os candeeiros de chão poderão compensar funções específicas. Cozinha, casas de banho, sala de jantar devem ser espaços bem iluminados.

     • Cores

    As cores transmitem sensações e estados de espíritos diferentes. Escolha cores alegres para ambientes de convívio e cores quentes para zonas acolhedores e neutras para auxiliar a dimensão dos espaços (cor branca em ambientes pequenos e preta em ambientes grandes). Ponha as mãos à obra e faça uma mudança na sua casa, seja a anfitriã e sinta a sua própria casa.