Busto de homenagem ao Dr. Manuel Luciano da Silva vai ser erigido em Bristol Rhode Island

    1212

    Manuel-Luciano-Silva01

    O Dr. Manuel Luciano da Silva, conhecido médico, historiador, escritor e activista que faleceu em 2012, será o primeiro a ser memorializado com um busto na vida de Bristol, Rhode Island.

    Frederico Pacheco, chairman da comissão encarregue do projecto, diz que o tributo é devido, a um homem que, para além de ter residido naquela vida durante mais de 40 anos, muito contribuiu como médico e cientista para o desenvolvimento económico, cultural e social da comunidade.

    “Foi um grande médico e ganhou o respeito e a admiração da comunidade, mas mais do que tudo foi um grande filantropo,” diz Pacheco. “Eu costumava chamar-lhe “Anjo Vivo” porque muitas vezes praticou medicina sem exigir um tostão tratando muita gente que não tinha dinheiro para lhe pagar nem tão pouco seguro médico.”

    Segundo Frederico Pacheco, legisladores da vila já aprovaram o projecto e o busto está a ser feito pela artista Cynthia Whalen, escultora de Narragansett, que estudou no Rhode Island School of Design e que já exibiu trabalhos da sua autoria em vários museu se galerias da Nova Inglaterra.

    “O nosso objectivo é inaugurar o busto do Dr. Luciano da Silva numa cerimónia no dia 4 de Julho.

    O administrador da cidade, António Teixeira diz ser uma honra e um prazer fazer parte de uma homenagem com tanto significado.

    “Era um homem de grande valor e mérito que deixou uma herança cultural de enorme valor à nossa comunidade,” disse Teixeira que trabalhou com Manuel Luciano da Silva em inúmeros projectos e organizações. “Era uma pessoa que não conhecia a palavra “não”, mesmo que alguma coisa fosse muito complicada, dizia sempre “vou tentar”.

    O busto, em tamanho real mede cerca de três pés de altura, e mostra o médico da cintura para cima, usando uma bata de médico. Na placa irá ler-se: “Médico, historiador, autor e humanista.”

    O busto deverá custar cerca de 15 mil dólares e será colocado num pedestal no Mosaico Park, nas esquinas da Wood Street e Franklin Street, em Bristol.

    “A localização é soberba,” diz Pacheco, em virtude de ser uma área de grande visibilidade e muito frequentada. Ali residem muitos portugueses o que torna o monumento um símbolo de amizade entre Portugal e os Estados Unidos.”

    O Mosaico Park possui uma área de lazer e descanso, muito arborizada e onde já existe uma caravela desenhada num mosaico com pedra oferecida pela cidade da Lagoa, na Ilha de S. Miguel.

    Em paralelo com a sua profissão de médico o Dr. Manuel Luciano da Silva produzia um programa de radio semanal e um programa de TV em inglês e português destinados a informar o público sobre assuntos de natureza médica. Era ainda colunista do jornal “Luso Americano”.

    Apaixonado por história, Silva levou décadas a investigar a “Pedra de Dighton” junto ao rio Taunton e as inscrições da mesma, que ele acreditava serem feitas pelo navegador português Miguel Corte Real no princípio do século XVI.

    Luciano da Silva sempre lutou pela construção do actual museu existente no Park de Dighton onde repousa a pedra que está envolta em controvérsia há mais de 300 anos existindo várias teorias. A nativa, fenícia, viking e portuguesa.

    Da Silva escreveu vários livros de medicina e de história, entre os quais um escrito em conjunto com a esposa em 2006 com o título: “Christopher Columbus was Portuguese,” o qual foi adaptado a um filme que ganhou uma medalha de ouro no Festival Internacional de Veneza, Itália.

    No decorrer dos anos, fundou algumas organizações cívicas, incluindo os “Cavaleiros de Colombo”, a Portuguese América Federation e a Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra, tendo recebido inúmeras homenagens, tanto em Portugal como nos Estados Unidos. O governo português presenteou-o com a medalha da Ordem do Infante D. Henrique, em 1968 e Comendador da Ordem de Mérito em 2011.

    Em 2001 um museu com o seu nome foi construído em Cavião, perto de Vale de Cambra, Portugal.

    “Foi o único imigrante português a inspirar a criação de um museu com o seu nome enquanto vivo,” disse Pacheco.

    Em 1972, o Dr. Luciano da Silva recebeu um “honoris causa” em Humanidades do Rhode Island College e faz parte do Rhode Island Hall of Fame desde 2010.

    A comissão responsável pela construção do busto é composta por:

    Frederico Pacheco

    José Da Silva

    Dr. Vassil Zlatarski

    Rosewell Bosworth, Jr.

    Edward Medeiros

    Joseph Soares

    António Teixeira

    Joseph Moniz

    Humberto Carreiro