BETHLEHEM, PA | Bandeira de Portugal içada no edifício da Câmara Municipal

    1136

     

    DSC06570A comunidade lusa de Bethlehem, na cintura industrial do estado da Pensilvânia, voltou a sair à rua para dizer do orgulho que continua a manter nas suas raízes. Os festejos que assinalaram o Dia de Portugal e de Camões nesta urbe agora de casinos e antes dominada pela indústria do aço decorreram sábado, 14 de Junho.
    Pela manhã, e depois de um Porto de honra no salão nobre do Clube Português de Bethlehem, o programa prosseguiu no amplo espaço ao ar livre entre a câmara e a biblioteca da cidade, onde se juntaram entidades, associações, líderes comunitários, figuras eclesiásticas e populares.
    A senadora estadual Lisa Boscola, filha de emigrantes portugueses, juntou-se ao presidente da câmara Robert Donchez na simbólica cerimónia do içar das bandeiras – depois de ambos terem feito um breve discurso a exaltar Portugal e os seus emigrantes no mundo.
    Também esteve presente o actual Mister Sport Club Português de Newark, o jovem técnico de informática Gabriel Ramos – que é filho da terra.
    O Rancho Folclórico ‘Portugal no Coração’ abrilhantou as cerimónias com duas actuações a cargo da sua componente infantil, um investimento na continuidade das tradições lusas nos EUA. O mesmo grupo folclórico faria depois parte da parada que se seguiria, percorrendo algumas das mais importantes artérias de Bethlehem em direcção à escola da igreja da Santa Infância.
    O cortejo recheado de patriotism incluiu ainda vários veículos, motards e outras manifestações de portugalidade.
    Os festejos prosseguiram no espaço junto à escola da Santa Infância, onde actuaria o rancho da casa e a formação convidada, o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses do Minho’.
    A comissão organizadora do Dia de Portugal agradece a todas as partes envolvidas nos festejos de sábado, 14 de Junho – incluindo autoridades locais, departamento de polícia, voluntários e comunidade em geral.