ARTESIA, CA: Festejos do Espírito Santo

    1142

    Cal 2

    Os festejos do Espírito Santo são realizados todos os anos no último fim de semana do mês de Julho, e este ano tiveram lugar de 20 a 28 daquele mês. Toda a semana houve recitação do terço na capela da Sociedade.

    Na sexta-feira, dia 25, teve lugar a cerimónia de abertura da festa com diversos eventos e apresentação das novas rainhas e respectivas aias e suas mensagens.

    Pelas 9:30 horas teve início a cantoria no interior do edifício, com os seguintes cantadores: Manuel dos Santos, João Pinheiro, Alberto Sousa, António Isidro Cardoso e José Plácido. À mesma hora, teve início o baile, na discoteca, animado pelo conjunto “Studio 14”.

    No sábado, dia 26, pelas 5:00 horas, folia com bezerros e pezinho com os cantadores Alberto Sousa, João Pinheiro e António Isidro. Pelas 6:00 horas, teve lugar o bodo de vinho e massa sovada, bênção das esmolas, arrematações e arraial. Pelas 7 horas actuação do magnífico grupo folclórico de Artesia “Retalhos Antigos” e pelas 9:00 horas baile ao ar livre com o excelente Joey Medeiros e a sua banda.

    Domingo, dia 27, pelas 12:00 horas, saída do cortejo para a igreja da Sagrada Família, onde foi celebrada a missa da festa e coroação das novas rainhas, pelas 13:00 horas, pelo Pe. Luís Proença. À mesma hora foram servidas as primeiras deliciosas sopas.

    Após a missa solene, novamente organizado o cortejo com a distinta Sociedade, tomara parte no mesmo a rainha principal, Rainha Santa Isabel, rainhas e respectivas aias, directores da Sociedade, rainhas e directores das diversas sociedades portuguesas, autoridades da cidade, filarmónicas de Chino e de Artesia, e o convidado de honra, Jim McDonell, chefe da polícia de Long Beach e candidato a xerife nas próximas eleições, o posto policial mais alto do condado de Los Angeles.

    Após o regresso do cortejo, seguiram-se os cumprimentos da praxe, findos os quais todos foram obsequiados com um lauto jantar das tradicionais e sempre deliciosas sopas, muito apreciadas por todos os presentes.

    Durante a tarde, houve arraial com as duas bandas presentes e as tradicionais arrematações.

    Pelas 9:00 horas teve lugar a grande marcha seguida de baile, ao ar livre, animado pelo DJ Laureno Capote.

    Os festejos terminaram na segunda-feira, dia 28, com uma corrida de toiros da ganadaria Miradouro, de Tulare, com o cavaleiro Joe Correia e matadores César Castañeda e Cristian Ortega, com os forcados de Merced. Abrilhantou o evento a Filarmónica de Artesia sob o comando do maestro David Costa.

    Parabéns à comunidade em geral, e em particular à direcção do Artesia DES e seus colaboradores, pelo magnífico êxito obtido sob todos os pontos de vista.