Americano vence Maratona de Boston pela primeira vez desde 1938

    882
    Mebrahtom Keflezighi

    Mebrahtom Keflezighi

    O norte-americano Mebrahtom Keflezighi, de 38 anos, regressou, segunda-feira, aos seus melhores momentos com o inesperado triunfo na Maratona de Boston, onde não ganhava um atleta dos Estados Unidos há 31 anos.

    Sem surpresas, o sector feminino terminou com a vitória da queniana Rita Jeptoo, que assim reedita o triunfo do ano passado e chega ao “tri” na clássica maratona de Massachussets, uma das mais prestigiadas a nível mundial.

    Um ano depois de uma edição marcada pelas explosões que provocaram três mortos e 264 feridos, Boston assistiu a medidas de segurança acrescidas, com mais de 3.500 polícias nas ruas, sensivelmente o dobro dos que estiveram em campo em 2013.

    Ninguém podia transportar sacos na corrida e os controlos de segurança eram feitos ao longo de todo o percurso, integralmente vigiado por câmaras de segurança.

    Com um sol radioso, um minuto de silêncio foi respeitado às 8:45 am, antes do início da prova para a primeira vaga de atletas, iniciando-se então a saída dos mais de 36 mil inscritos — o segundo maior número de sempre e muito próximo do recorde absoluto de 38.000 de 1996, o ano do centenário da corrida.