ACTUALIDADE | Navio-Escola ‘Sagres’ chega dia 25 de Junho aos Estados Unidos

    2640

     

    sagres 1Após vários dias de viagem pelo Atlântico, o Navio-Escola ‘Sagres’ chega já dia 25 deste mês aos Estados Unidos, começando um périplo pela Costa Leste da América no porto de Filadélfia. A emblemática embarcação permanecerá nessa urbe do estado da Pensilvânia até dia 28. A informação foi adiantada hoje ao jornal LUSO-AMERICANO pelo gabinete do Adido de Defesa da Embaixada de Portugal em Washington, DC.

    A seguir a Filadélfia, o N.E. ‘Sagres’ segue para a região nova-iorquina de Long Island, onde estará de 4 a 7 de Julho em Greenport; na recta final da sua passagem pelos EUA, a embarcação poderá ser vista entre 8 e 9 de Julho no porto de New Bedford, em Massachusetts, e finalmente de 10 a 13 do mesmo mês em Boston.

    Lembre-se que o N.E. ‘Sagres’, que tem como capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal, participa na edição de 2015 da Tall Ships America, com embarcações dos EUA, França e Espanha – incluindo o antigo bacalhoeiro ‘Gazela’ e uma réplica do ‘Hermione’, que transportou para a América o general francês Marquis de Lafayette.

    A presença do ‘Sagres’, o principal navio-escola da Marinha Portuguesa, em Greenpoint, NY num dos feriados mais simbólicos dos EUA, o 4 de Julho, irá certamente atrair muitos visitantes das comunidades lusas da região de Long Island.

    O N.E. ‘Sagres’ é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa; é identificado pelas suas velas ostentando a cruz da Ordem de Cristo. Esteve antes ao serviço da Alemanha, EUA e Brasil, tendo sido adquirido por Portugal em 1961.

    O comandante Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal nasceu em Tomar, em 1968. Promovido ao posto atual em 1 de janeiro de 2010, assumiu o comando do ‘Sagres’ em 16 de Julho de 2013. Ingressou na Escola Naval em 1986, onde conclui o curso de Marinha. O seu primeiro navio foi o ‘Sagres’, tendo participado na regata Colombo em 1992, numa viagem que se estendeu por cerca de oito meses.