A “SELFIE” PERFEITA

    1147

    selfie

    Estimam-se que dezassete milhões de auto-retratos, mais conhecidos por “selfies”, sejam publicadas pelas redes sociais todos os dias.

    Há um duo dinâmico para alcançar auto-retratos invejáveis: maquilhagem e atitude.

    A maquilhagem pode contribuir para uma “selfie” mais interessante. E, para isso, o corrector e a base talvez sejam os melhores amigos dos auto-retratos. Nada de olheiras, manchas ou borbulhas, num rosto que se quer limpo, fresco e natural. Como os brilhos não funcionam bem com o flash dos smartphones – e peles pálidas também não ficam geralmente favorecidas -, um pó facial compacto em tons de bronze poderá ser uma boa aposta.

    Sobrancelhas pequenas poderão ganhar um novo destaque quando pinceladas com lápis da mesma cor.

    Os lábios de cores fortes, também resultam bem nas fotografias.

    No entanto, nem tudo é maquilhagem e, porventura, o maior truque para a “selfie” perfeita seja uma questão de atitude.

    Evite os clichés dos auto-retratos que circulam pelas redes sociais e procure a naturalidade.

    As poses devem ser treinadas, até se perceber qual o melhor ângulo, o que funciona com o seu tipo de rosto e quais as suas melhores qualidades.

    A escolha do fundo deve ser outro dos aspectos a ter em conta. As melhores “selfies” são tiradas em locais interessantes, de forma casual e com a luz ideal. Depois, é só escolher a aplicação e os filtros correctos de modo a destacar tudo isto.

    Mais importante ainda: não pense demasiado. A selfie perfeita deve resultar de um acto quotidiano normal e descontraído. Se demorar uma hora até a alcançar, os seguidores vão perceber – e não irão gostar.