Portugueses de New Jersey gostavam de ver Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República

marcelo_rebelo_sousa-712x534

A sondagem de 311 opiniões voluntárias a pedido do jornal Luso-Americano em New Jersey, pode considerar-se muito positiva, em função das escolhas dos leitores enviadas por correio, entregues no Jornal ou captadas por elementos do jornal em festas ocorridas nas comunidades durante cerca de três meses.

Registámos as idades de quem respondeu, a sua naturalidade, onde residem e, o mais importante, as suas preferências e até opiniões.

O material recolhido é de uma importância extrema, uma vez que reflecte a opinião muito objectiva das comunidades de New Jersey. Não considerámos as amostras de leitores fora do estado, algo que iremos considerar no futuro.

Este é um “apalpar do pulso” dos leitores do estado sobre assuntos e questões que interessam à comunidade.

A nossa primeira resposta, refere-se à Presidência da República em Portugal. Quem gostariam os portugueses de New Jersey que vencesse as próximas Presidenciais?

A resposta é inequívoca. Marcelo Rebelo de Sousa. A escolha mostra o carinho da maioria dos portugueses provavelmente por um candidato que o não será, mas é apenas o gosto que conta.

A preferência dos leitores de New Jersey coloca na segunda posição José Manuel Durão Barroso que já passou algum tempo neste estado dando aula na Princeton University, onde vai regressar agora como professor convidado. O único candidato da esquerda nesta sondagem, António Guterres tem a preferência de 8% dos inquiridos considerando o facto de 14% não terem respondido. Muitos portugueses e luso-americanos não seguem de perto a política portuguesa.

Outros dados interessantes: a maioria das amostras dão conta que a maioria dos inquiridos reside em Newark (43%) seguindo-se Kearny (14%) e Elizabeth (5%). As respostas de fora do estado foram consideradas não sabe/não responde.

Na questão da faixa etária dos inquiridos, a maioria está entre os 60 e os 70 anos de idade, logo seguida da faixa dos 50 aos 60. Esta informação diz-nos alguma coisa sobre o futuro da comunidade, cada vez mais envelhecida. Contudo, há cerca de 11% dos inquiridos numa faixa etária entre os 20 e os 30 anos que respondeu ao inquérito.

Importante referir que na Nas próximas edições vamos dando outras indicações relacionadas com outras questões do inquérito.

Nas próximas semanas vamos dando conta das restantes respostas. Na 6ª feira os leitores vão ficar a saber quem os portugueses de New Jersey preferem para ocupar o lufar de Presidente dos Estados Unidos da América em 2016.