De aprendiz de cozinheira a blogger e autora, Maria Dias planeia já o segundo livro de culinária

0
1111

Taste Portugal

Nos últimos anos, a culinária portuguesa tem tido uma presença assídua nos meios de comunicação social americanos, e também na forma de livro, de que o “Taste Portugal – 101 easy Portuguese recipes”, de Maria Dias, é desde Dezembro passado o mais recente exemplar.

A autora cresceu no seio de uma família de imigrantes portugueses onde as tradições culinárias sempre tiveram um destaque especial. Maria Dias confessa ao Luso-Americano que “a comida, cultura e tradições sempre tiveram um papel preponderante em todas as celebrações familiares”. A família é originária de Travassos da Chã, em Trás-os-Montes, mas Maria Dias nasceu em Braga e emigrou para os EUA com os pais com 6 anos de idade, juntamente com cinco irmãos.

“A América é uma manta de retalhos composta por inúmeras culturas e sinto que é importante que cada um de nós preserve as nossas herança e cultura familiares como legado para as gerações vindouras”, explica Maria Dias.

A família estabeleceu-se em Ludlow, MA, onde na altura a pujante comunidade portuguesa oferecia todos os tipos de estabelecimentos, desde talhos a lojas com produtos tradicionais importados, pastelarias onde se podiam encontrar variados tipos de pão e doces, passando pelos restaurantes portugueses.

“Crescer no meio de tantos sabores e aromas de tudo o que era português, eventualmente aguçou-me a paixão pela gastronomia do nosso país” – disse, continuando:

“O meu interesse pela cozinha começou quando eu era ainda pequena. Aprendi a cozinhar com a minha mãe, que adorava a família e nos preparava sempre refeições deliciosas. Tinha sempre uma panela de sopa fresca para o caso de algum filho ou neto passar por casa”.

A autora refere ainda que sempre ajudou a madrinha, a Tia Alzira, a preparar refeições deliciosas para as festas:

“Antes de vir para a América, a Tia Alzira tinha trabalhado como chefe para um general das Forças Armadas portuguesas, e as suas qualidades culinárias sempre me fascinaram e me inspiraram a aprender a arte de cozinhar”.

Durante 25 anos a trabalhar na indústria alimentar, onde principiou na adolescência, a sua passagem por diversos locais portugueses e pelo restaurante The Matador, que era propriedade dos irmãos, conferiram-lhe a aprendizagem de técnicas culinárias e receitas clássicas de chefes portugueses que trabalharam no restaurante.

Mais tarde, depois de o restaurante encerrar, Maria e o marido decidiram abrir um restaurante, o Hometown Deli, onde trabalhou como cozinheira e gerente, e posteriormente no café/gourmet Nancy’s Coffee Café.

“Estes cargos deram-me a oportunidade de aperfeiçoar as minhas técnicas culinárias, e a minha família ainda hoje me chama “A Rainha da Sopa”, adiantou.

A filha Lisa foi a força encorajadora para a partilha das receitas tradicionais portuguesas, pedindo-lhe para as transcrever para o papel, um legado para ela quando mais tarde tiver a sua família.

“E assim começou o meu Tia Maria’s Blog”. – disse. A minha filha e eu cozinhamos juntas todos os pratos portugueses, em todas as festas familiares, e quase todos os dias preparo refeições para a minha família e amigos com receitas clássicas que herdei dos meus antepassados”.

Escrever um livro de culinária foi como a continuação do “nosso compromisso na promoção e preservação da cozinha portuguesa para as gerações futuras”, afirmou Maria Dias ao Luso-Americano, confessando que os seus pratos preferidos são o caldo verde e a mariscada. Na sequência de muitos pedidos dos seguidores do meu blog em todo o mundo, que solicitavam que escrevesse um livro para poder incluir todas as receitas, Maria Dias decidiu avançar com o projecto.

“Escrever o livro com a minha filha foi um desafio na medida em que nem uma nem outra somos escritores profissionais. Mas encaramos o desafio aprendendo a formatar o livro, a escrever, editar, fotografar, e finalmente publicar”.

 

SEGUNDO LIVRO

NA FORJA

Presentemente a autora encontra-se no processo de preparar um segundo livro de culinária, que incidirá sobretudo em sobremesas e doces portugueses.

Maria Dias é uma cozinheira/blogger autodidacta e presentemente escreve e prepara receitas para o seu Tia Maria’s Blog e para o Portuguesediner.com. O seu livro de culinária “Taste Portugal – 101 easy Portuguese recipes” encontra-se à venda na Livraria do Luso-Americano (88 Ferry Street, Newark, NJ 07105) pelo preço de $34.99.

Lisa Dias, filha de Maria, é uma cozinheira/blogger, e ilustradora e fotógrafa para o Tia Maria’s Blog.

As “100 Portuguese recipes” do Tia Maria’s Blog estão disponíveis no Microsoft Food & Drink App.

Aparecer num programa de culinária na TV (WWLP, TV), durante o qual preparou um prato de camarões e uma omelete de batata, foi um desafio que inspirou Maria Dias a cozinhar e a partilhar receitas portuguesas.

“Por vezes as pessoas têm receio de cozinhar porque tentam fazer receitas complicadas que vêem na televisão ou em revistas”, afirma Maria Dias, que aconselha “a começarem por receitas mais fáceis onde se utilizam ingredientes básicos”.

“A melhor maneira de aprenderem a cozinhar é fazê-lo com a ajuda de outra pessoa, não se limitando a olhar mas também a participar para sentirem a textura dos alimentos e provarem os temperos. Cozinhar é divertido e pode ser um modo excelente de estreitar os laços com a família e criar memórias duradouras”, concluiu a autora.