Preço da gasolina vai descer ainda mais até ao Natal

Gasolina

O preço da gasolina pode baxar ainda mais até ao Natal, segundo o AAA. A queda pode chegar até aos 20 cêntimos por galão. Em New Jersey, o preço médio é de $2.66 e caiu durante 63 dias consecutivos.

“Os condutores em estados do sudeste poderão ver o preço do galão por volta dos $2 dólares ou menos nas próximas semanas”, disse o porta-voz da AAA, Josh Carrasco, em comunicado.

Mas os preços abaixo de $2 dólares certamente não vão acontecer no sudeste dos Estados Unidos onde os impostos sobre a gasolina são mais elevados.

Eis o preço médio da gasolina em alguns estados:

Connecticut:

Rhode Island: $3.07

Massachusetts: $2.87

Califórnia: $3.03

New York: $3.13

New Jersey: $2.66

Flórida: $2.74

Os preços globais do petróleo deverão manter-se nos 70 dólares o barril em 2015, potencialmente reduzindo a produção de petróleo não convencional (xisto) dos Estados Unidos e disparando aquisições por parte de empresas que têm condições de lutar com cotações mais baixas, de acordo com oito relatórios dos analistas compilados pela Reuters.

A nova rodada de avaliações veio depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, que concordou em manter a sua quota de produção de 30 milhões de barris por dia, apesar do declínio dos preços.

A decisão da Opep não foi inesperada, segundo os analistas, indicando que o grupo de países produtores de petróleo está disposto a deixar o mercado ditar os níveis de produção e de preços.

“Provavelmente é hora de admitir que estamos agora num mundo de petróleo de 70 dólares”, escreveu Jason Wangler, da Wunderlich Securities.

Os preços mais baixos serão um teste para os produtores americanos, particularmente do petróleo não convencional, cujo boom ajudou a elevar a produção norte-americana e a pressionar as cotações globais.