Noites mais descansadas

0
751

Há cada vez mais pessoas a dormir menos de 8h seguidas e isso está a fazer com que a sua saúde se deteriore a passos largos: aumenta o risco de hipertensão arterial e de problemas cardiovasculares, dá origem a obesidade, insónia, depressão e pode causar morte precoce (não se esqueça que muitos dos acidentes rodoviários que acontecem diariamente nas nossas estradas são provocados por pessoas que andam cansadas porque não dormem o suficiente).

Se esse não é o seu caso, se cumpre à risca as recomendações dos especialistas do sono – ir para a cama cedo, não ver televisão até tarde, ter horários rígidos para dormir, não comer muito ao jantar –, se teve a preocupação de escolher um bom colchão, lençóis fofos e macios, uma almofada ergonómica e ainda assim acorda com a sensação de que não descansou nada, ou, pior, com dores, isso poderá ter a ver com a posição em que costuma dormir.

É verdade, a posição em que descansamos à noite pode agravar alguns problemas de saúde, como dores nas costas ou no pescoço, refluxo gastroesofágico e até dar origem ao aparecimento de rugas prematuras. Veja qual é a mais indicada para si.

cimaDE COSTAS

Se sofre de apneia do sono é melhor adoptar outra posição, porque esta faz com que ressone mais.
No entanto, é a posição ideal para manter as rugas ao largo. Reduz o aparecimento de rugas e é a posição mais ‘simpática’ para o peito.
Com uma boa almofada pode não só minimizar os efeitos do refluxo gastroesofágico como os problemas de costas e pescoço.

 

ladoDE LADO

A melhor posição para quem tem tendência para ressonar. Escolha uma boa almofada, para o pescoço não ficar em vão. O peito sofre os efeitos da gravidade e o rosto em contacto com as marcas (não obrigada). Se costuma ter dores lombares esta posição pode ajudar, no entanto é de evitar se tem artrite ou dores na zona da anca. Se está grávida é a posição mais confortável (com o apoio de outra almofada entre as pernas e sob a barriga).

 

 

baixoDE BARRIGA PARA BAIXO

Para quem ressona é outra boa opção. Para o rosto é que não, porque fica comprimido pela almofada.
Mau para o peito: fica ‘achatado’ sob o corpo e a pele do colo com mais rugas.
É a posição a evitar se sofre de dores nas costas e no pescoço.
Se não conseguir dormir de outra maneira, coloque uma almofada fina sob o estômago.