Reinaugurado monumento aos Descobrimentos Portugueses em Newport, Rhode Island

Brito + others repre.

Várias dezenas de pessoas convergiram na passada semana para Newport, Rhode Island, onde foi reinaugurado no Brenton Point State Park (Ocean Drive) um monumento aos Descobrimentos Portugueses.

Tal acontecimento reuniu neste lugar previligiado, o Governador do estado Lincoln D. Chafee, a presidente do Senado, Teresa Paiva Weed, o presidente do Comité Financeiro no Senado Daniel da Ponte, e outras personalidades da representacao da Assembleia Estadual de Rhode Island. Esteve presente o Embaixador de Portugal, Dr. Nuno Brito e a Embaixatriz Dra. Rosa Batareu, a vice-cônsul de Portugal em Rhode Island, Márcia Sousa, o cônsul de Portugal em New Bedford, Pedro Carneiro e o cônsul de Portugal em Boston, José Caroço.

A cerimónia foi orientada pelo advogado Robert M. Silva, presidente do Comité responsavel pela reconstrucao do monumento e nela participaram o Mayor de Newport Henry F. Winthrop, Janet l. Coit, Directora do Departamento de Gerência do Meio Ambiente, Marvin Abney em representação do Presidente da Câmara dos Representantes, Nicholas Mattiello.

A reconstrução do monumento é da responsabilidade do arquitecto Arek Galle de BETA group, Evan Smith de Discover Newport e Brad Reed de Sail Newport Volvo Race Committee.

O governador Chafee falou da importância da comunidade Portuguesa no estado de Rhode Island, que representa mais de 10% dos seus habitantes e da importância do monumento na sua ligação com Portugal.

O Embaixador Brito regozijou-se com a reconstrução e reinauguração do monumento que marca uma enorme presenca de Portugal num espaco com tremenda vista para o Mar.

Entre os presentes, o Rep. Antonio Cabral, o Juiz Luis Matos, o Presidente da PALCUS, jornalistas e uma delegacao do Clube Vasco da Gama de Newport.

O evento foi organizado pela Portuguese Cultural Foundation e pela Portuguese American Federation.

Terminadas as cerimonias teve lugar um recepcao na Silva’s Mansion em Newport propriedade do casal Manuel e Conceiao Silva, que abriram as portas da sua propriedade para receber os que se deslocaram para a reinauguracao.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *