NEWARK, NJ: Casa do Ribatejo celebrou o seu 20º aniversário

IMG_1387

A Casa do Ribatejo, popular colectividade de Newark, celebrou no passado sábado o seu vigésimo aniversário, com uma festa que decorreu nas suas instalações.

Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença no evento, onde uma vez mais as tradições ribatejanas estiveram em destaque.

João Catarino, jovem presidente da colectividade referiu “o orgulho de presidir a esta organização. Trabalhamos todos os dias para continuar a divulgar as nossas tradições e a nossa cultura. Quero agradecer a todos os presentes que uma vez mais se associaram ao nosso aniversário, lembrando as várias secções do clube e a minha direcção que tem sido incansável no trabalho contínuo para que esta casa continue a sua missão de divulgação da nossa cultura e tradições”.

Durante o evento actuou o artista Jorge Quaresma e também o grupo musical Mirage. Momento alto da noite foi a actuação do rancho da Casa do Ribatejo, que com mais um excelente desempenho arrancou merecidos aplausos da assistência.

A Casa do Ribatejo foi fundada no dia 22 de Maio de 1994, e surgiu da ideia de um grupo de ribatejanos que, imigrados nos Estados Unidos, nunca esqueceram as suas raízes e as suas tradições. As primeiras reuniões organizaram-se no antigo restaurante Atlantis Manor, na Saint Charles Street. Depois da sua formação o clube ocupou diferentes locais como sede, entre eles um localizado no edifício onde hoje funciona o Little City Hall na Monroe Street, e finalmente ocupa as suas modernas e funcionais instalações na Rome Street.

A missão da Casa do Ribatejo passa pela divulgação, pela defesa e pela valorização do património histórico, artístico, monumental e das tradições ribatejanas.

O clube conta actualmente com várias secções em plena actividade como o grupo Motards, o Grupo Coral, os Ranchos Folclóricos versões Adulta e infantil e o CREA espaço cultural, um dos mais activos divulgadores da cultura portuguesa entre as comunidades dos Estados Unidos.