Tudo o que ainda não sabia sobre jeans

0
527

Cr—nica Feminina

São a peça mais básica do guarda-roupa feminino: são versáteis, adaptam-se a qualquer estação, combinam com tudo, são práticas e há um modelo para todos os tipos de corpo. Fique a saber tudo sobre esta peça indispensável.

A palavra ‘jeans” vem da cidade de Génova, e significa um pano de lã ou algodão e linho que foi usado para fazer velas para barcos. Mais tarde, o tecido foi comprado pelos americanos para vestir os escravos nas plantações. A língua inglesa rapidamente começou a distorcer a palavra Génova em “Djine”.

Em 1860, Levi Strauss, um imigrante alemão de 24 anos, substitui o tecido genoa por sarja de algodão, feita em Nimes. O termo evolui para ‘DeNîmes’ e daí para a palavra ‘Denim’, que hoje é amplamente usada. Este novo tecido é então tingido de azul e usado para vestir os mineiros, que precisavam de roupas resistentes.

Um par de jeans pode percorrer 65,000km entre o campo de algodão, fiação na oficina de montagem e armazenamento. Isto é equivalente a uma volta em meia em redor da Terra.

Sobre eles, Yves Saint Laurent terá afirmado: “Tenho dito frequentemente que gostaria de ter inventado os jeans: a mais espectacular, prática, descontraída e casual das peças. São expressivos, modestos, têm sex appeal e simplicidade – tudo o que desejo para as minhas roupas.”

Mais de 2,3 mil milhões de jeans são vendidos a cada ano em todo o mundo – são 73 pares vendidos por segundo.

Os primeiros jeans femininos, chamados “Lady Levi’s”, datam de 1935.

Um estudo realizado no Canadá mostrou que os jeans usados por 15 meses contêm as mesmas bactérias que os jeans usados por 13 dias. A marca norte-americana Raleigh Denim afirma mesmo que, para preservar a cor e o estado dos jeans, deve esperar-se entre três e seis meses para a primeira lavagem e entre três e quatro meses para as seguintes. Esta regra é válida para os ‘raw jeans’, aqueles que não têm tratamento de lavagem posterior à fase em que são tingidos, na produção. Estes jeans só devem ser lavados em ocasiões especiais, quando há uma nódoa dificil de sair, por exemplo.

Lana Del Rey e David Bowie têm ambos músicas intitulados ‘Blue Jeans’. Mas a peça também inspirou o filme ‘Quatro amigas e um par de calças’, que conta a história de um grupo de amigas que compram um par de calças ‘jeans’ que se ajustam perfeitamente a todas e que partilham como uma forma de “estarem em contacto” e unidas, mesmo à distância.

Diz a lenda que o modelo bootcut foi inventado pela esposa de um astro do rodeo, em 1940. Este modelo evasé a partir dos joelhos ajudava a montar cavalos e touros.

Os jeans mais antigos do mundo datam do ano de 1880. Foram encontrados numa exploração mineira no Nevada.

Este ano a marca ‘7 for all Mankind’ lançou uma coleção limitada de jeans designada “Gold Limited edition”. A particularidade deste jeans são os acabamentos em ouro e o preço varia entre os $500 e os $700.

O tempo de duração médio de uns jeans é de 5 anos.