O melhor pequeno-almoço para perder peso

0
1710

Pequenoalmoco

Para perder peso de forma saudável é absolutamente essencial fazer várias refeições ao longo do dia e a primeira refeição da manhã é indispensável.

O pequeno-almoço assume um papel muito importante pois é a refeição que quebra o jejum nocturno. Caso se salte esta refeição, pode passar um intervalo de tempo superior a 12h sem comer, o que leva a que o corpo não produza as enzimas necessárias para metabolizar a gordura e suprima essa necessidade consumindo energia através do músculo.

Esta refeição deve conferir cerca de 20% nas necessidades energéticas diárias e estudos revelam que as pessoas que tomam regularmente o pequeno-almoço conseguem uma melhor manutenção/perda de peso comparativamente com aqueles que não fazem habitualmente esta refeição. Tal pode dever-se à habitual composição do pequeno-almoço que inclui alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes que conferem maior saciedade e controlo de glicemia.

Se o objectivo é perder peso, estes são os melhores alimentos a incluir no pequeno-almoço:

Cereais

Cereais sem açúcar e pão escuro/integral são óptimas opções pois são ricos em fibras, que ajudam o bom funcionamento do intestino e mantêm o apetite mais controlado (permitindo uma menor ingestão calórica ao longo do dia, principalmente nos pequenos lanches).

Bons exemplos: pão integral, floco aveia, cereais muesli, cereais granola.

 Fruta

As frutas permitem tornar a refeição nutricionalmente mais rica em vitaminas e minerais, além de acrescentar fibra e água, excelentes aliados do bom funcionamento intestinal.

Bons exemplos: framboesas, mirtilos, abacaxi, maçã, melancia, pêssego, cerejas, morangos, ameixa, kiwi, pêra, laranja (…)

Leite e derivados

Completar o pequeno-almoço com proteína permite a adequada manutenção da massa muscular.

Bons exemplos: leite/iogurte magros, queijo magro.

Pode ser interessante introduzir ovos, fiambre de aves e legumes. Utilize a imaginação para variar os alimentos desta refeição, e verá que não é difícil ter um pequeno-almoço saudável e equilibrado.

Sugestões para o pequeno-almoço de quem procura perder peso:

• Pão integral com fatia de fiambre aves e 1 iogurte magro com 1 peça de  fruta triturada

• Leite magro com granola e morangos cortados

• Panquecas integrais com queijo fresco magro e sumo natural de laranja-kiwi

• Batido de fruta com flocos de aveia